SUV médio da Kia terá motor turbo com sistema híbrido-leve de 48V, como no Stonic

Após o lançamento do Stonic, primeiro modelo híbrido da Kia no Brasil, a marca prepara para este semestre a apresentação da nova geração do Sportage. O SUV médio, que foi o carro de passeio mais vendido da fabricante por aqui até 2021, será oferecido em quatro versões eletrificadas no país. Preço inicial do Sportage híbrido deverá ficar ao redor de R$ 230 mil.

Dados obtidos pela CARRO mostram que a importadora homologou o novo Sportage nos acabamentos LX, EX, SX e GT. Todas terão sistema híbrido-leve, com a união entre um motor 1.6 T-GDI (turbo com injeção direta) e outro pequeno motor elétrico baseado em um sistema de 48V. Na Europa, há dois níveis de potência para o conjunto: 150 cv e 180 cv. 

Por aqui, as três versões iniciais deverão trazer o ajuste mais conservador, restando ao acabamento esportivo GT a configuração mais potente. Apesar de contar com tração integral em outros mercados, o novo Sportage deverá ser importado em variantes de tração dianteira. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, como no Stonic.

A nova geração do Sportage estreou em 2021 com duas variantes de carroceria, sendo uma de maior comprimento (versão global) e outra de entre-eixos reduzido (versão europeia). De acordo com desenhos registrados no INPI, o modelo mais compacto deverá ser destinado ao Brasil. Neste caso, o Sportage europeu possui 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.645 mm de altura e 2.680 mm de distância entre eixos.

Ainda que menor na comparação com o modelo global, o novo Sportage híbrido é maior em todas as dimensões em relação à antiga geração, ainda à venda no Brasil com motor 2.0 flex. O porta-malas também acompanhou a evolução de dimensões, passando de 503 litros para 591 litros. Além do ousado visual externo, a quinta geração do Sportage passou por uma transformação na cabine, que traz duas telas de 12,3 polegadas para quadro de instrumentos e central multimídia.

Fotos: Divulgação/Kia e Reprodução/INPI

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here