• whatsappzimagez2022_03_16zatz13_44_56

A tecnologia vai tomar conta das pistas em Mato Grosso do Sul: vai começar a Fórmula S. Ao longo do ano, alunos dos cursos técnicos do Senai vão construir carros elétricos para colocá-los à prova em um evento final, previsto para novembro. O desafio será encontrar soluções criativas e inovadoras em uma base sustentável, de olho no futuro da indústria.

Cinco equipes estão inscritas para participar da competição, representando as unidades do Senai em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Aparecida do Taboado. O modelo a ser construído é um buggy. Componentes básicos, como motor, bateria e placa controladora, serão fornecidos pela organização do evento. Os alunos ficarão responsáveis por desenvolver chassi, sistema de tração, direção e freio, pintura, montagem e instrumentação do veículo.

Não basta apenas construir o buggy: as equipes terão de administrar um orçamento para a compra de peças e cumprir as exigências de um rigoroso regulamento técnico se quiserem validar os veículos para a fase final. Os times classificados para essa etapa terão de conduzir os buggies em um circuito, sob olhares atentos de uma comissão julgadora. Quesitos como dirigibilidade, duração da bateria e superação de obstáculos serão avaliados.

A Fórmula S é um evento inédito para o Senai e faz parte do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dos projetos vai exigir conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo dos cursos técnicos. Por isso, os estudantes deverão executar as tarefas de equipe durante as aulas, com apoio dos professores e instrutores.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou os diferenciais da Fórmula S no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Todas as equipes terão condições de igualdade na disputa, por meio das unidades de potência que estaremos fornecendo. Como os alunos já são bem conceituados na parte técnica, planejamos esse evento para desenvolver competências como trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo e senso de competição saudável. Além disso, a gente está falando de um tema em evidência no mundo, que é a energia renovável. Teremos vários elementos sustentáveis no torneio, como por exemplo os postos de abastecimento com painéis solares”.

Cronograma de etapas do Fórmula S

Avaliadores vão conferir mensalmente o desenvolvimento dos buggies em cada unidade do Senai. As primeiras visitas estão programadas para ocorrer entre os dias 7 e 15 de março. O prazo de entrega dos projetos vai até 23 de outubro. Já a avaliação final deve ocorrer de 23 a 31 de outubro. A divulgação do resultado das avaliações está prevista para até 8 de novembro, enquanto o evento final tem data agendada para 22 de novembro, em local a confirmar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here