A CAOA Chery apresentou seus novos modelos e motorizações hibridas no Haras Tuiuti. Seguindo as tendências de mercado, Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro agora têm opções híbridas, além do sedan Arrizo 6, que passa a ter somente a versão híbrida disponível e do totalmente elétrico ICar.

Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro e Arrizo 6 passam a ter a motorização 1.5 TGDI, que adicionado ao sistema elétrico de 48v desenvolve 160 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque máximo combinados.

Neste caso a marca optou por substituir o alternador pelo motor elétrico, priorizando as baixas rotações, o que na prática tira o famoso “lag” que os carros com câmbio CVT normalmente apresentam, deixando assim, um convívio mais prazeroso do motorista com o automóvel, além de ter trazido um acréscimo de 10 cv de potência e 40 Nm (4,1 kgfm) de torque para o veículo.

Tecnologia sobre rodas

Diferente da grande maioria dos carros híbridos, neste sistema é o próprio veículo que detecta, a partir do modo de condução do motorista, quando é preciso rodar com mais economia ou com maior desempenho, o que também resulta em um uso mais simplificado de um sistema que nem sempre é fácil para o dono do automóvel.

Já no Tiggo 8 Pro a história é um pouco diferente, foi adotado um sistema plug in hybrid, que pode ser recarregado em terminais elétricos e conta com dois motores elétricos, além, claro do motor 1.5 TGDI.

O sistema todo combinado, entrega 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque e conta com a tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) dedicada a modelos híbridos, possuindo 11 relações de marchas devido ao seu sistema com três marchas mecânicas.

Neste caso, o motorista pode optar por dois modos de propulsão, EV, 100% elétrico e com autonomia combinada de até 77,6, e HEV, com o sistema híbrido trabalhando em dois modos de condução Normal, presente também no modo EV, e Sport, somente no modo híbrido, podendo escolher o piso mínimo de uso das baterias entre 20% e 70%, priorizando desempenho, ou economia das baterias.

Todo esse conjunto leva o carro de 0 a 100km/h em 7,05 segundos, com consumo combinado de até 30,3 km/l na cidade e 26,9km/l na estrada, o que provavelmente o torna um dos carros mais econômicos disponíveis no país.

Para fechar o conjunto de produtos eletrificados da marca, também pudemos andar no totalmente elétrico ICar. Um carro voltado para o uso urbano, que apresenta um ótimo acabamento interno, além de itens de conforto pouco presentes (ou inexistentes) em seus concorrentes, como bancos com ajuste totalmente elétricos, ou teto solar, por exemplo.

Ele conta com bateria com capacidade de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, motor com potência máxima de 45 kW, equivalente a 61 cv, e torque máximo de 15,3 kgf.m (150 Nm), além de autonomia de até 282 km.

Interessante aqui é também o uso de alumínio com polímeros de alta resistência na composição da sua carroceria, resultando em um peso de 20% a 30% mais leve em relação às carrocerias em aço e também em maior autonomia de suas baterias.

A marca também apresentou seu novo sistema de segurança ativa chamado de Max Drive, que está disponível nos modelos Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 Pro e Tiggo 8 Pro Plug In Hybrid, trazendo uma série de auxílios presentes apenas em marcas de luxo tradicionais e em modelos consideravelmente mais caros.

O sistema conta com piloto automático adaptativo (ACC) com assistente de congestionamento, no qual o veículo pode manter a distância do carro à frente, acelerando ou freando, inclusive até a parada total, adicionado ao assistente de permanência de faixa, que mantém o veículo dentro da faixa de rodagem, detector de ponto cego, alerta de saída de faixa, caso o motorista esteja distraído, e assistente de mudança de faixa. Este último algo que é novidade para este que vos escreve.

É um sistema que, em conjunto com o ACC, faz com que o carro persiga o veículo da frente em mudanças de faixa, ou seja, o “costurar” no trânsito ficou mais seguro e moderno.

Conta também com frenagem automática de emergência e de tráfego cruzado traseiro, onde ele reconhece paradas bruscas à frente, ou na saída de vagas transversais, caso exista possibilidade de colisão, efetuando a parada do automóvel, mas antes que isso ocorra, o sistema de alerta de colisão frontal e traseira, vai dar o aviso sonoro de que a pista não está livre.

Ele ainda apresenta controle inteligente de farol alto, que desliga a luz alta automaticamente, caso exista outro veículo a sua frente, além de alerta de abertura de porta, para caso tenha algum tipo de veículo se aproximando assim que a porta vai ser aberta, evitando assim, qualquer acidente.

Alguns desses itens estão presentes em concorrentes diretos dos veículos da CAOA Chery, mas um pacote tão completo assim, somente em alguns alemães com valores consideravelmente mais caros que os carros em questão.

Quando tudo isso estará disponível ao público? Imediatamente! A CAOA Chery já tem todos os modelos disponíveis em suas lojas, já com a tecnologia MAX Drive.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here