Com muitos carros parados em garagens ao céu aberto, é comum que alguns itens se deteriorem com o tempo. Mesmo em caso de veículos que rodam ativamente ou que ficam guardados em garagens cobertas, é sempre bom ficar atento à manutenção.

Leia mais:
+ As 6 peças do carro que mais sofrem nos buracos
+ Como usar o triângulo de sinalização durante uma emergência?
+ Como carregar um carro híbrido?

Por isso, selecionamos aqui dez itens que você pode verificar com facilidade direto da sua garagem. Lembre-se que a substituição desses itens também pode ser feita em casa, mas recomendando um profissional para executar essa tarefa.

Limpadores

Esquecidos nos dias de sol, os limpadores são essenciais nas chuvas. Por isso verifique sua integridade de tempos em tempos e remova com um pano úmido a sujeira acumulada nas palhetas. Use o esguicho para limpar os vidros e verificar se as palhetas não formam rastros ou deixam áreas com água – caso isso ocorra, está na hora da substituição.

Líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento jamais deve ser substituído por água, sendo um composto específico que mantém a correta refrigeração do carro. A verificação do nível é feita junto do bocal de reabastecimento, em um medidor transparente.

Luzes

Verifique sempre a integridade das luzes de seu automóvel pois, além de comprometer a segurança, podem render multa. Ligue os faróis, setas, pise no freio e engate a ré para verificar se todas as luzes estão funcionando de maneira correta. Caso haja necessidade de substituição, faça o quanto antes.

Pneus

Item essencial de segurança, os pneus devem estar em sua plena integridade. Por isso verifique se não há bolhas ou deformidades no pneu antes de sair de casa. Além disso, o indicador de desgaste TWI na banda do pneu indica se está ou não na hora de substituir.

Sistema de freio

Os discos de freio também possuem indicadores de desgaste em sua superfície, revelando se está ou não na hora de trocar. Além disso, caso o freio faça muito barulho ao ser acionado em movimento, esse também é um indicativo de desgaste. Pedal duro indica problemas também.

Óleo

Para verificar o nível e qualidade do óleo sempre realize a operação com o motor frio e o carro parado. Remova a vareta, faça uma limpeza com pano e volte a mesma no recipiente específico. Ao tirá-la novamente será possível ver a textura e qualidade do óleo e se ele está dentro dos indicadores de quantidade.

Estado da bateria

Não desconecte a bateria ou a remova sem aparatos de segurança. Mas verificar o estado do equipamento não é difícil. Se os terminais estiverem expelindo zinabre (um pó azul), significa que a hora de trocar já está próxima. Além disso, se o carro apaga ao ligar equipamentos eletrônicos sem o motor estar acionado, a bateria já está comprometida.

Água do limpador

Tão importante quanto manter os limpadores em correto funcionamento é o abastecimento da água do limpador. Ela serve para fazer a limpeza dos vidros caso alguma sujeira apareça ou acumule poeira. Aqui pode ser usada água filtrada sem nenhum problema. Para verificar seu nível, basta olhar pelo recipiente de depósito.

Estepe

Negligenciado por muitos motoristas, o estepe pode salvar vidas caso algum pneu fure. Por isso, mantenha sempre o estepe calibrado e em ordem. Ele pode ser calibrado com menos frequência que os pneus regulares. Em casa, verifique se ele está presente no local específico e se está em condições de rodagem.

Tanquinho de gasolina

Carros flex de concepção mais antiga ainda possuem tanquinho de gasolina para partidas a frio. Contudo, ela nem sempre é utilizada. Manter gasolina velha por muito tempo no tanquinho pode criar borras e estragar. Não ter gasolina nesse tanquinho pode impedir o carro de ligar no frio. Por isso verifique com regularidade o nível do tanquinho.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here