Escreva um artigo baseado no

Já publicamos que o novo Honda WR-V voltará ao Brasil em 2025, em uma nova geração, com produção nacional em Itirapina (SP) e projeto baseado no SUV vendido na Índia como Elevate. Agora, Autoesporte pode afirmar que o modelo será o primeiro carro híbrido flex nacional da marca. O lançamento deve ocorrer já no primeiro semestre de 2025.

Apesar de não ter feito qualquer anúncio, a Honda já está com todo o plano de investimentos do novo WR-V aprovado junto à matriz na Ásia, incluindo a motorização híbrida flex. O projeto vem sendo desenvolvido em conjunto com a filial da Tailândia, onde a marca japonesa já comercializa versões eletrificadas de produtos da plataforma GSC – família City, HR-V e o próprio WR-V/Elevate.

1 de 11
Novo Honda WR-V dianteira — Foto: Divulgação 2 de 11
Novo Honda WR-V dianteira direita — Foto: Divulgação 3 de 11
Honda WR-V — Foto: Divulgação 4 de 11
Novo Honda WR-V traseira esquerda — Foto: Divulgação 5 de 11
Novo Honda WR-V lateral traseira — Foto: Divulgação 6 de 11
Honda WR-V — Foto: Divulgação 7 de 11
Novo Honda WR-V porta-mala — Foto: Divulgação 8 de 11
Novo Honda WR-V bancos dianteiros — Foto: Divulgação 9 de 11
Novo Honda WR-V motor 1.5 — Foto: Divulgação 10 de 11
Novo Honda WR-V painel — Foto: Divulgação 11 de 11
Novo Honda WR-V cabine — Foto: Divulgação

Segunda geração do Honda WR-V, que deve chegar ao Brasil em 2025

Inclusive, o novo WR-V nacional terá o mesmo motor híbrido dos compactos asiáticos da Honda. O conjunto traz como base o motor 1.5 quatro-cilindros 16V flex com injeção direta da família BS6, que já é flex no Brasil e usado pela dupla City e City Hatch, além das versões de entrada do HR-V. A diferença é que, na variante eletrificada, ele atua em ciclo Atkinson (tempo de expansão ampliado e o de compressão reduzido na câmara), a fim de melhorar a eficiência.

2 de 6
Novo Honda WR-V deve chegar ao Brasil já no primeiro semestre de 2025 — Foto: Divulgação Novo Honda WR-V deve chegar ao Brasil já no primeiro semestre de 2025 — Foto: Divulgação

Aliado a um conjunto com dois motores elétricos, um gerador e outro de tração, o sistema é um híbrido pleno (HEV), sem recarga externa. Rende 131 cv de potência combinada, sendo 98 cv gerados pelo motor térmico e 109 cv pelo elétrico, e 25,8 kgfm de torque máximo, este vindo do motor elétrico.

3 de 6
Em mercados como a Índia, SUV é vendido como Elevate — Foto: Divulgação Em mercados como a Índia, SUV é vendido como Elevate — Foto: Divulgação

Chamado e:HEV, o conjunto é similar ao dos importados Civic, Accord e CR-V, o que significa que não há caixa de câmbio. Os motores térmico e elétrico de tração se ligam diretamente ao diferencial através de um conjunto de engrenagens, com uma única relação de marcha mecânica para que o motor 1.5 tracione as rodas a velocidades mais altas, de cruzeiro.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

De acordo com nossas apurações, toda a parte elétrica e a transmissão do novo motor híbrido flex da Honda deve vir importada da Ásia, pelo menos inicialmente, para ser acoplada ao motor 1.5 BS6 produzido pela fabricante em Sumaré (SP). Unido, o conjunto será montado no novo WR-V em Itirapina, onde o SUV compacto será produzido junto dos demais modelos nacionais da marca.

Além das versões híbridas, o novo WR-V nacional terá versões de entrada com motor 1.5 aspirado apenas flex, de 126 cv de potência com qualquer combustível e 15,5 kgfm de torque com gasolina, sendo 15,8 kgfm com etanol. Neste caso, o câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável), montado em Itajaí (SC).

4 de 6
Motor é o mesmo 1.5 que conhecemos, em configuração apenas flex ou híbrida — Foto: Divulgação Motor é o mesmo 1.5 que conhecemos, em configuração apenas flex ou híbrida — Foto: Divulgação

Ou seja, o novo Honda WR-V está sendo pensado à risca para brigar com o Toyota Yaris Cross, que também terá motor apenas 1.5 flex nas versões mais baratas e 1.5 híbrido flex nas de topo. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025, ainda como ano-modelo 2025. O código interno de projeto é 3UT, conforme descoberto pelo Autos Segredos em novembro de 2023.

5 de 6
Cabine terá muitos elementos compartilhados com a dupla City — Foto: Divulgação Cabine terá muitos elementos compartilhados com a dupla City — Foto: Divulgação

Apesar de o SUV ter sido batizado como Elevate na Índia, no Brasil a Honda deve usar a sigla WR-V, usada pelo extinto modelo derivado do Fit entre 2016 e 2021 e que, agora, nomeia este mesmo produto no Japão, como uma segunda geração. Com isso, seguirá o padrão de seus demais utilitários esportivos comercializados aqui: HR-V, ZR-V e CR-V. Os preços devem ficar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil.

6 de 6
Curiosamente, porta-malas será bem maior que o do HR-V — Foto: Divulgação Curiosamente, porta-malas será bem maior que o do HR-V — Foto: Divulgação

Em dimensões, o novo Honda WR-V 2025 nacional deve ter 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura, 2,65 m de entre-eixos e generosos 458 litros de porta-malas. Como comparação, o HR-V mede 2 cm a mais em comprimento, mas é tão largo quanto e possui 6 cm a menos de altura e 4 cm a menos de entre-eixos. Apesar disso, ficará posicionado acima do irmão no portfólio, como um produto mais voltado a design e desempenho.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

100% exclusivo, livre de plágio e totalmente otimizados para SEO com cabeçalhos tags, 1500 palavras e muito mais.

Fonte: Exclusivo: novo Honda WR-V será o primeiro híbrido flex nacional da marca | Segredos e flagras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here