IPVA zerado para carros elétricos e híbridos em São Paulo?

O mercado de carros elétricos e híbridos tem recebido cada vez mais atenção em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, desde o ano passado, já é possível obter um desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos eletrificados de qualquer valor. Agora, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, anunciou que a expectativa é que o IPVA seja reduzido ou até mesmo zerado para carros elétricos e híbridos a partir do próximo ano.

Essa medida seria um grande incentivo aos consumidores que desejam adquirir um carro elétrico ou híbrido, tornando esses veículos mais acessíveis em termos de preço e, consequentemente, ampliando a participação desses modelos no mercado automotivo brasileiro. Contudo, a possível isenção do IPVA gerou controvérsias.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Governo Federal estudam um possível aumento da carga tributária sobre veículos elétricos e híbridos. Isso se dá devido ao aumento das importações desses modelos, o que tem gerado preocupação quanto ao impacto no mercado nacional e no fornecimento de empregos.

Apesar disso, é importante destacar que São Paulo concentra a maior parte do mercado de veículos elétricos no Brasil. Grandes montadoras têm investido na produção desses modelos no estado, como a GWM, que está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar uma fábrica em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos.

Além disso, a Toyota também anunciou um aporte de R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo SUV compacto com motor híbrido flex em uma fábrica em Sorocaba. A empresa também aderiu ao Programa ProVeículo Verde do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo incentivar a produção de veículos mais limpos e eficientes.

Ainda que a questão tributária seja relevante, a isenção ou redução de IPVA pode ser um estímulo importante para a popularização dos carros elétricos e híbridos no país. Afinal, esse mercado tende a crescer ainda mais, sendo uma alternativa sustentável e eficiente para os consumidores que buscam economia e preservação do meio ambiente.

Fonte: São Paulo pode ter IPVA zero para carros elétricos e híbridos em 2024

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here