Fontes próximas confirmam que a Apple está a trabalhar com as chinesas CATL e BYD numa proposta de desenvolvimento e fornecimento de baterias para o seu projeto de carro elétrico. Apesar das negociações estarem a decorrer, ainda não há qualquer indicação de que o acordo tenha sido alcançado ou sequer se as iniciativas irão avançar. Um dos requisitos da Apple, segundo uma das fontes, é que o fornecedor tenha linhas de produção nos EUA.

Um oficial da Casa Branca confirmou que, “pelo que percebemos, a Apple está a negociar a construção de linhas de produção de baterias aqui, nos EUA (…) Isso é completamente consistente com o que o presidente tem vindo a falar sobre as cadeias de fornecimento onshore, particularmente em segmentos onde poderemos ‘apanhar’ uma fatia do mercado global”, afirmou Jared Bernstein à Reuters.

A CATL já fornece atualmente a Tesla, entre outros fabricantes automóveis, mas não estará muito recetiva à abertura de linhas de fabrico nos EUA, devido às tensões atuais entre Washington e Pequim, além dos custos significativamente mais elevados que esta abordagem acarreta. Segundo as indicações mais recentes, a Apple está a falar com a CATL, número um no segmento, e também com a BYD, número quatro na lista, sobre a produção de baterias com fosfato de lítio de ferro, mais baratas do que as de níquel e cobalto.

Nenhuma das três empresas envolvidas quis comentar estes rumores, que foram avançados por quatro fontes independentes.

A Apple estará já a desenvolver a sua tecnologia de condução autónoma e tem como alvo o ano de 2024 para iniciar a produção de um veículo de passageiros.

A CATL está a planear abrir uma nova fábrica em Xangai mais próxima da fábrica da Tesla na China e continuando a expansão para cimentar a posição de liderança.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here