A Audi passou a ser referência no segmento dos automóveis compactos premium desde o lançamento da primeira da geração do A3, em 1996. Agora, a quarta geração do A3 Sportback repete a filosofia dos seus antecessores, assumindo-se como o companheiro perfeito para os desafios do século XXI: desportivo, digitalizado e totalmente conectado. Com design progressista, oferece muitas inovações herdadas de segmentos de topo, como os sistemas de infotainment, de assistência à condução e de suspensão.

A motorização 35 TFSI S tronic do Audi A3 conta com tecnologia mild hybrid, que, recorre a um sistema elétrico de 48 V com bateria compacta de iões de lítio. A recuperação de energia pode atingir 12 kW, sendo gerada em situações de desaceleração e de travagens suaves. A energia armazenada permite desligar o motor até 40 segundos.

O novo portefólio de motores do A3 continua a filosofia de eletrificação da Audi, alargando-a ao segmento dos automóveis compactos. O Sistema MHEV, já conhecido de outras gamas superiores, compreende um alternador acionado por correia (BAS) que alimenta um sistema elétrico de 48 volt, ao qual está associada uma bateria compacta de iões de lítio. Em desaceleração, ou durante travagens ligeiras, o alternador BAS consegue regenerar até 12 kW de energia, que é armazenada na bateria. Esta energia pode ser utilizada nas acelerações, apoiando o motor 35 TFSI com um complemento de até 9 kW (12 cv) de potência e 50 Nm de binário. Com o sistema MHEV, o A3 Sportback consegue suportar o motor desligado até 40 segundos. A poupança de combustível pode atingir os 0,4 l/100km.

Entre as principais funções deste hibrído contam-se o Start/stop alargado que permite paragem do motor de combustão antes da imobilização do automóvel, o que acontece a velocidades de aproximadamente 20 km/h. Há também um novo modo de funcionamento da unidade de comando: possibilidade de ativação do motor a combustão em desaceleração e a recuperação de energia na travagem. A carga do motor de combustão é apoiada pelo alternador BAS nas recuperações. O sistema elétrico de 48 V permite a substituição de consumidores de energia mecânicos com alternativas elétricas (por exemplo, servofreio elétrico).

Este conjunto de atributos tem como principais vantagens um arranque menos intrusivo (baixo ruído e níveis de ruído inferiores no acionamento do motor a combustão), um boost com incremento momentâneo de potência e binário (até 12 cv e 50 Nm), e economia de combustível até 0,4l/100 km.

O Audi A3 TFSie junta-se à corrida aos Global Mobi Awards Prio na luta pelo prémio na categoria Melhor Carro Híbrido, destinada a encontrar o melhor compromisso como automóvel ligeiro de passageiros que recorra a um sistema de propulsão híbrido (combinação de energia elétrica e combustíveis) e que represente um avanço em direção à mobilidade elétrica.

Consulte o regulamento e inscreva já a sua tecnologia/produto/serviço aqui.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here