NSNa terça-feira, a Hertz, locadora de automóveis que recentemente saiu da falência, anunciou que fechou um acordo para Compre 100.000 carros Tesla O que fontes informadas estimam em um valor de 4 bilhões de dólares. Ao descobrir, meu primeiro pensamento foi que, se essa é a aparência da insolvência, encaminhe-me ao tribunal de falências mais próximo. Mas meu segundo pensamento foi que este poderia ser um momento importante no caminho para uma adoção mais ampla de veículos elétricos (EVs).

O motivo, como sabe qualquer pessoa que alugou carros tradicionais, é que a melhor maneira de fazer um test drive realista é alugar um carro por uma ou duas semanas de férias. Com o Teslas disponível via Hertz, muitas pessoas terão a oportunidade de experimentar como é um EV. Isso é importante porque, em geral, apenas geeks e masoquistas (como o colunista) são os primeiros a adotar novas tecnologias e consumidores comuns cautelosos consideram os veículos elétricos um tanto exóticos e exóticos, não algo em que você confia para se deslocar ou administrar uma escola.

Evidências anedóticas sugerem que o principal fator para mudar a opinião das pessoas sobre os veículos elétricos é o boca a boca: alguém que você conhece tomou a iniciativa e deu uma volta por sua mente. Esta foi a força motriz por trás da adoção generalizada do híbrido Toyota Prius na última década e parece estar acontecendo agora com veículos elétricos, o que pode explicar o fato Tesla Model 3 foi o carro novo mais vendido no Reino Unido Em setembro, apesar do fato de que a empresa não gasta nada com marketing ou publicidade aberta.

A principal preocupação das pessoas com os veículos elétricos parece ser a “ansiedade de alcance”, algo que os proprietários de carros tradicionais também experimentaram recentemente, quando as bombas pararam. Nesse sentido, o principal golpe da Tesla foi começar a construir uma rede de “supercompressores” quase desde o momento em que começou a fabricar carros. Esses carregadores de alta velocidade estão disponíveis apenas para proprietários de Tesla, e muitos apontam sua disponibilidade como uma das razões para comprar o carro. Outras preocupações são que os veículos elétricos são mais caros do que os carros convencionais e difíceis de carregar, especialmente para os moradores da cidade que não têm garagem.

Proprietários de Tesla, eu inclusive, temos alguns problemas misteriosos, o principal deles é o fato de que todos responsabilizam você por Elon Musk, o fundador da Tesla que é amplamente visto como um floco para o pedigree da Cadbury por sua propensão para aparentemente tweetar sem seu cérebro previamente envolvido. E muitos de seus clientes têm o hábito doentio de se referir constantemente a ele como “Elon”, como se ele fosse um amigo. (Os fãs da Apple costumavam ter o mesmo sentimento com “Steve Jobs”, sugerindo que ele pode ser um flagelo excêntrico.)

Outra fonte de dúvida é o preço das ações da empresa, que, como a paz de Deus na Bíblia, está além de qualquer compreensão. A notícia da transação com a Hertz empurrou a avaliação da empresa para mais de US $ 1 trilhão, o que pode ser mais uma confirmação de que o mercado de ações e o mundo real são universos paralelos.

Mas talvez a percepção mais enganosa da Tesla seja que ela não é uma fabricante de automóveis “adequada”, como, digamos, a Volkswagen ou a Renault. Isso me lembra a opinião predominante em 2007, quando Apple lançou iPhoneNão era uma empresa de telefonia pukka como a Nokia ou Blackberry. (Alguém aqui se lembra da Nokia?) Esse desdém o prejudica um pouco Resultados da Tesla no terceiro trimestre Publicado outro dia, que revelou que conseguiu produzir 237.823 veículos (em um período que supostamente enfrentou problemas na cadeia de abastecimento), gerou receita de US $ 13,74 bilhões, lucro líquido de US $ 1,6 bilhão e margem bruta de 30,5%.

A comparação com o iPhone pode ser relevante no longo prazo – quando os veículos elétricos estão por toda parte. A Apple não é a fabricante dominante de smartphones, mas o iPhone leva a maior parte dos lucros do setor. A posição da Tesla no mercado de automóveis como BMW provavelmente terminará no atual mercado de combustão interna, como fabricante de produtos relativamente divertidos e caros com margens de lucro mais altas do que aquelas desfrutadas por fabricantes mais regulares.

Quando os veículos elétricos chegarem a todos os lugares, o mundo descobrirá que os veículos movidos a elétrons não são uma solução mágica para nossa crise ambiental. Os veículos elétricos podem ser mais baratos para operar do que os carros convencionais e exigem menos manutenção, mas eles só são “mais verdes” se forem carregados com eletricidade de fontes renováveis. Ainda há emissões terríveis de CO2 incorporadas à sua fabricação e às enormes baterias de que precisam, e isso envolve danos ambientais massivos, poluição da água, montanhas de resíduos e, possivelmente, também abusos dos direitos humanos e o deslocamento de povos indígenas.

O grande negócio da Hertz com a Tesla é um passo notável neste caminho para veículos elétricos onipresentes. Isso fará milagres para o patrimônio líquido de Musk, mas ainda temos que ver quanto bem existe no planeta. Nesse ínterim, precisamos de um plano para nos livrar de todos os motores diesel de luxo, BMW, Jaguar e Mercedes, que não permitiremos mais. Eu me pergunto quem está trabalhando nisso?

o que você tem lido

decifradores de código
Uma das falsificações mais flagrantes da história da ciência é Artigo interessante Escrito por Kevin Berger em Nautilus sobre uma nova história da corrida para decodificar o DNA, que tira o brilho da história tradicional.

Sorte do donald
O novo meio de comunicação de Trump seguirá o caminho de seus bifes e colchões Ele é uma comentário perspicaz Escrito por Jack Schaeffer no Politico sobre a incursão mais recente de Breeze.

não vai somar
postura falsa uma artigo pensativo Escrito por Peter Pollack em reallifemag.com sobre as implicações do uso de argumentos baseados em dados para superar controvérsias pró-ideológicas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here