ACM City eTaxi é um projeto para táxi elétrico com baterias modulares

Querendo reduzir enormemente as emissões de poluentes nas cidades alemãs, o governo de Berlim financia diversos projetos de mobilidade urbana e um deles se materializou na forma do ACM City eTaxi.

Este veículo de uso urbano, que é conhecido como projeto ICT-EM III, teve recursos do Ministério dos Transportes e Energia da Alemanha. O pequeno veículo foi desenvolvido para substituir os táxis diesel dos grandes centros.

Com quatro lugares, o ACM City eTaxi pode ser compartilhado ou mesmo atuar em um serviço regular de táxi. Medindo apenas 3,5 m de comprimento e 1,48 m de largura, o carrinho tem propulsão 100% elétrica.

ACM City eTaxi é um projeto para táxi elétrico com baterias modulares

De construção modular, o ACM (Adaptative City Mobility) pode ter as portas retiradas. Sua carroceria leve tem ainda estrutura modular que permite configura-lo com um, dois, três ou quatro lugares. A direção é central.

Na frente, um trilho curvado permite facilitar entrada e saída de idosos ou pessoas com limitação motora. Essas configurações permitem ainda converter o City eTaxi num pequeno veículo comercial para entregas nos centros urbanos, levando de 360 a 1.300 litros de carga.

ACM City eTaxi é um projeto para táxi elétrico com baterias modulares

Sob o assoalho elevado, uma gaveta possui baterias de lítio modulares que podem ser removidas facilmente. A tecnologia é parecida com aquela de pequenas bicicletas e scooters elétricas.

O ACM City eTaxi tem autonomia de 150 km e pode rodar até 90 km/h. Vem com airbag do motorista, ar condicionado, vidros elétricos, painel digital, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.

ACM City eTaxi é um projeto para táxi elétrico com baterias modulares

Com proposta inteligente, o City eTaxi pode ir muito além do Citroën e-Ami, por exemplo, já que seus quatro módulos de baterias, que são carregadas por alças, podem ser trocadas rapidamente nos pontos onde o veículo for deixado.

O monitoramento de energia é remoto e permite que a empresa operadora do serviço, possa localizar o carro com carga baixa, trocando apenas os módulos que já estão descarregados. Agora é ver esse projeto em execução.

[Fonte: Actualidad Motor]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here