Os fabricantes automóveis estão a repensar as suas estratégias e a priorizar a eletrificação dos portefólios, investindo em modelos que possam ajudar a reduzir a pegada de carbono associada à condução.

Perante esta nova realidade e o aumento da adoção de veículos movidos a eletricidade, a Selectra elaborou uma lista de cinco dicas que podem ajudar a aumentar a autonomia dos carros elétricos. Segundo a empresa especializada em comparação de tarifas de luz e gás, um dos cuidados a ter passa pelo modo económico.

  1. Priorizar o modo económico

Este é um dos truques que maior resistência tende a encontrar junto dos condutores. Trata-se do modo de condução económico. À semelhança dos carros tradicionais, também os elétricos têm este modo de utilização e, tal como nos anteriores, também este limita a potência do seu veículo. Porém, se o objetivo for preservar energia, esta é de facto uma opção a considerar.

  1. Viajar fora da autoestrada

A Selectra aconselha a que os condutores aproveitem as suas férias para conhecer Portugal. Ao viajar pelas estradas nacionais, é possível não só desfrutar de paisagens mais bonitas, como também economizar o custo das portagens e ter um consumo de energia mais eficiente. Isto porque, ao contrário dos veículos a combustível, a média de consumo de um carro elétrico tende a subir em autoestradas.

  1. Ligar o ar condicionado enquanto o carro estiver a carregar

Evitar ligar equipamentos adicionais ao carro, uma vez que vão prejudicar a sua autonomia. Optar por abrir as janelas para refrigerar o carro, ou, em caso de temperaturas muito elevadas, ativar o ar condicionado enquanto o carro estiver ligado à corrente elétrica. Deste modo, o gasto de energia vai sendo reposto automaticamente.

  1. Aprender a gerir a bateria do seu carro

Um carro elétrico não deve estar sempre ligado à tomada nem ficar completamente sem energia. O ideal é não ficar com a bateria abaixo dos 20% e evitar deixá-lo a carregar durante horas sem fim. Ao fazer uma gestão controlada da bateria, é possível retardar o seu desgaste e contribuir, assim, para um consumo mais eficiente da mesma.

  1. Realizar uma condução suave

Esta é uma dica que serve para todos os tipos de veículos. Circular a uma velocidade moderada e constante permite maximizar a autonomia do automóvel, ao contrário de velocidades mais altas que geram um maior consumo de energia. Assim, a sugestão é evitar acelerações e travagens repentinas sempre que possível e ficar abaixo dos 100 km/h.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here