A Volvo revelou o novo XC40 Recharge, a versão totalmente elétrica do SUV e o primeiro carro elétrico da Volvo. O modelo inaugura a linha de carros movidos a eletricidade da marca. Todos os Volvo terão uma versão Recharge, lançadas em breve. O plano é que metade dos Volvo vendidos até 2025 sejam elétricos. A outra metade será plug-in híbrida, decretando o fim dos Volvo movidos apenas a gasolina ou diesel.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O XC40 Recharge tem dois motores, um em cada eixo, que entregam até 408 cv, mesma potência das versões T8 híbridas. As baterias conseguema rodar mais de 400 quilômetros a cada recarga. O SUV ainda tem tração integral e a Volvo garante 80% de recarga em até 40 minutos plugado na tomada.

A marca confirmou o lançamento de uma versão elétrica para todos os carros da gama, incluindo o SUV grande XC90. Atualmente, todos já possuem uma versão híbrida. Aliás, o XC40 híbrido deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Por fora, a versão elétrica tem as mesmas linhas gerais do XC40 normal. Mas alguns itens exclusivos a diferenciam, como a grade frontal fechada. A traseira também tem um parachoque ligeiramente diferente, mais envolvente, já que não há saída de escapamento.

A plataforma CMA já previa uma versão elétrica do XC40. Por isso, as baterias ficam na parte de baixo da carroceria e não interferem no espaço interno do SUV. Além do porta-malas ter se mantido inalterado, a frente ganhou um novo compartimento de babagens com 30 litros.

Sem um motor na frente, a Volvo teve que projetar uma nova dianteira, para que continue segura em colisões frontais. As baterias também são envoltas numa gaiola de segurança feita de alumíniio e incorporada à estrutura do carro. Isso criou uma zona de deformação ao redor das baterias, protegendo-as em caso de colisões.

XC40 Recharge tem mais tecnologia

A versão Recharge também inaugura um sistema de segurança mais avançado. O XC40 ganhou novos sensores, câmeras e radares que melhoram o comportamento do sistema de condução semiautônoma. Segundo a marca, o sistema também pode evoluir para condução totalmente autônoma.

O XC40 Recharge também traz um novo sistema multimídia baseado no Android Automotive OS. O sistema é todo feito pela Google, como um Android Auto nativo. Há Google Assistant, Maps e Play Store embutidos, bem como outros aplicativos, como Spotify.

O painel de instrumentos virtual também mudou e tem mais opções de configuração e melhor visualização das informações.

Os sistemas de auxílio à condução do carro vão receber informações do Google Maps. Alertas de velocidade máxima permitida e condições do tráfego vão ser mostrados pelo painel do carro.

Além disso, um aplicativo por celular mostra nível de carga da bateria e pode piscar luzes e acionar a buzina para facilitar que o dono encontre o carro num estacionamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here