Você sabe o que é o ‘Elk Test’, ou ‘teste do veado’? Esse teste simula, numa estrada com cones, a manobra brusca ao volante que o motorista faz para desviar de um obstáculo na estrada. A uma determinada velocidade, ele tem que jogar o carro para a faixa da esquerda e, imediatamente, voltar para a direita. Como é frequente, nos países nórdicos da Europa, os veados atravessarem a estrada, o teste ganhou este nome.

A revista sueca ‘Mundo Técnico’ realiza esse teste com automóveis recém-lançados. E, ao final de 2020, o Toyota RAV4 híbrido foi reprovado e considerado perigoso pelos jornalistas suecos. Como o carro já estava sendo vendido, a Toyota se preocupou com o resultado; não só pelo perigo  que representa para os usuários, mas também porque  prejudica a imagem do produto. Mas só no exterior!

Boris Feldman explica o caso em vídeo: assista e entenda!

A engenharia da Toyota no Japão pesquisou então o ESC – Sistema Eletrônico  de Estabilidade – e decidiu recalibrá-lo. Mandou outra unidade para revista, e o RAV4 híbrido foi,  finalmente, aprovado no teste. O AutoPapo  perguntou à Toyota, aqui no Brasil, que atitude a empresa pretende tomar em relação ao problema,  pois já vendeu aqui diversas unidades do RAV4.

VEJA TAMBÉM:

Ela respondeu que o carro “tinha sido aprovado  em todas as normas de segurança do mundo”. Mas, tendo em vista o teste da revista sueca, decidiu “disponibilizar a correção para todos os clientes  que assim o desejarem no primeiro trimestre de  2021; e introduzir a atualização na produção  em massa logo depois.”

‘Dona’ Toyota vai me desculpar, mas se ela reconheceu a falha, tanto que corrigiu o seu sistema eletrônico, o carro,  então, oferece perigo na estrada caso o motorista  seja obrigado a fazer uma manobra emergencial.

Cabe ao consumidor exigir atualização no ESC do Toyota RAV4

Se você tem  umRAV4 híbrido e está entre os raros motoristas que se preocupam com a segurança – e não pensa que  acidente só acontece com os outros -, fique de  olho! Ligue, reclame, bote a Boca no Trombone!  Exija da Toyota que seu carro tenha o ESC  atualizado neste primeiro trimestre, conforme  informação oficial da própria fábrica no Japão!

É  difícil entender essa atitude do Toyota: oferecer a correção do software só para quem solicitar é muito pouco! Se ela mesmo confessa que vai adotar essa recalibragem na produção em massa, por que não fazer um recall do RAV4 híbrido?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here