O momento é dos SUVs. Prova disso é que as marcas querem preencher cada mínimo segmento da categoria com um utilitário esportivo. Exemplo disso é a atual enxurrada de SUVs cupê e SUVs subcompactos. A Toyota, porém, vai apostar em outra fórmula com o TJ Cruiser.

Leia mais:
+ Toyota relança Corolla velho em 2020 por R$ 71 mil na África
+ Recall global de Honda e Toyota afeta 6 milhões de carros
+ Toyota Prius é o carro regular mais vendido do Japão em 2019

Misto de minivan com SUV, o TJ Cruiser será produzido no Japão como um membro da família do clássico Bandeirante. Vale lembrar que o sobrenome Cruiser é usado pelo clássico e longevo Land Cruiser (nome original do Bandeirante) e pelo FJ Cruiser, SUV retrô do início dos anos 2000. 

Veja aqui ofertas de carros da Toyota na sua cidade

Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio em 2017, o Toyota TJ Cruiser é feito sobre a plataforma TNGA, a mesma que dá vida aos novos Corolla, RAV4 e Prius. A ideia da marca com ele é oferecer um SUV híbrido com funcionalidades e espaço de minivan. 

O comprimento será próximo ao de um Honda HR-V, porém o TJ Cruiser mais largo e alto. Assim, o SUV aproveita ao máximo o espaço interno sem parecer uma minivan sem graça, já que a carroceria quadrada dá um ar retrô e robusto.

Herdeiro do Bandeirante

Enquanto o Land Cruiser traz estilo tradicional de SUV e o FJ Cruiser era uma reinterpretação moderna do Bandeirante, o FJ Cruiser apela para um estilo retrô-moderno. 

O visual foge bastante do que o primeiro SUV da Toyota fabricado no Brasil apresentava. A carroceria é quadradona no melhor formato caixote. A grade frontal domina a dianteira e é acompanhada pelo capô alto e vincado.

Simule hoje quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro

Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras nascem a partir de recortes feitos nos para-lamas abaulados. Teto reto permitirá pintura contrastante, como é moda no segmento.

Das minivans, virá a porta lateral deslizante, melhorando a funcionalidade e a praticidade no modelo. Essa funcionalidade poderá aparecer no modelo de produção ou não, depende apenas dos custos de produção. Ele também terá sete lugares, distribuídos em três fileiras diferentes. 

Motor do Corolla Hybrid

Tal qual sua carroceria vive em duas realidades (SUV e minivan) a motorização também será uma dualidade entre o elétrico e o combustão. Segundo a publicação japonesa Bestcar, o novo Toyota será totalmente híbrido, havendo apenas uma exceção.

Todo conjunto mecânico do TJ Cruiser será compartilhado com Corolla e RAV4. O misto de minivan com SUV será equipado nas versões de entrada com 1.8 híbrido usados em Prius e Corolla (flex no Brasil). Nesse layout ele terá tração apenas dianteira.

Já com o 2.4 híbrido do RAV4, o novo SUV da Toyota terá a tração nas quatro rodas provida por um segundo motor no eixo traseiro. Haverá opção de do 2.0 Dynamic Ford que a Toyota já usa no Corolla no Brasil. 

Fonte: Bestcars

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here