Um dos destaques da Toyota no Salão do Automóvel de Los Angeles, a nova Toyota RAV4 Prime vem com a mais potente e eficiente variante já lançada em toda a história da RAV4 até hoje.

Mesmo já existindo o RAV4 Hybrid como uma proposta tentadora no segmento dos novos SUVs Híbridos, a Toyota resolveu apresentar um novo modelo da RAV4 inovador dando um passo além com o anuncio da versão Prime, um dos destaques da Toyota no Salão do Automóvel de Los Angeles, a nova Toyota RAV4 Prime vem com a mais potente e eficiente variante já lançada em toda a história da RAV4 até hoje.

A nova RAV4 Prime conta com um conjunto híbrido plug-in capaz de entregar até 306cv, o que de acordo com seus dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,8 segundos, o que para um SUV é algo bem surpreendente, comparado ao de muitos esportivos, é um tempo considerável para um SUV deste porte, rodando apenas no modo elétrico, é possível percorrer 63km sem se preocupar.

Conforme a Toyota comunicou, todo o esquema mecânico adotado pela nova RAV4 Prime, é muito parecido com o da sua versão Hybrid, mas com diferenciais específicos, na nova RAV4 Prime, os motores elétricos são mais potentes, comparado a RAV4 Hybrid e a bateria é de Ions de Lítio, e não Hidreto de Niquel-Metal como na RAV4 Hybrid, então na prática, a RAV4 Prime é 85cv mais potente que o irmão RAV4 Hybrid, que sob o capô, o motor de 2.5l a gasolina entrega 178cv, assim como no Hybrid, como dito anteriormente, o ganho de potência vem justamente dos novos motores elétricos, que entram em ação apenas em horas especificas, como em terrenos de baixa aderência, ou em curvas assim ajudando também a optimizar a estabilidade do carro. Nestes casos, o modelo fica com a tração integral.

· RAV4 Hybird – 222cv 0 a 100 km/h em 7,8s

· RAV4 Prime – 306cv, 0 a 100 km/h em 5,8s

Igual o RAV4 Hybrid, a sua nova versão também é equipada de fábrica com o Toyota Safety Sense (TSS 2.0) que trás um sistema anticolisão para os pedestres, piloto automático baseado em um sistema de radar, notificação de mudança de faixa, reconhecimento automático de sinal de transito e farol alto automático.

Como opcionais, existe a opção de um sistema de tráfego cruzado, assistente de estacionamento e também um sistema de frenagem de emergência completamente autônomo, nos EUA o novo modelo Prime será disponibilizado nos acabamentos SE e XSE, a Toyota também disponibiliza uma garantia a bateria, de 10 anos ou 240.000 km.

O RAV4 Prime é o modelo mais potente feito pela Toyota, a última vez que a fabricante disponibilizou uma versão tão forte foi entre 2006 e 2012 quando o cliente tinha a opção de equipar o SUV com um motor 3.5l V6 de 272cv com um 0 a 100 km/h de 6.3 segundos.

Com um visual completamente inovador, a nova RAV4 Prime, trás alguns detalhes que lembram alguns dos seus concorrentes, como linhas bem peculiares e detalhes que fazem toda a diferença para quem gosta.

A Toyota ainda não disponibilizou informações sobre as dimensões da RAV4 Prime, mas acreditamos que não fuja muito da realidade da RAV4 Hybrid.

Com algumas imagens do interior da nova RAV4 Prime, podemos ver um painel completamente tecnológico, com inúmeras funções no volante, deixando o uso de toda essa tecnologia muito mais prática, equipada com uma central multimídia que se destaca do painel central do carro, modos de direção e controle da parte elétrica do carro ao lado do câmbio sempre prezando pela praticidade de uso do carro no dia a dia.

O painel do carro também conta com muita tecnologia sendo possível customizá-lo de acordo com o gosto pessoal do motorista.

Bancos e detalhes de costura com linhas vermelhas deixando o carro com um toque mais esportivo também são muito bem feitos e bem acabados, pequenos detalhes que somam ainda mais no charme do carro.

Acreditamos que em breve a Toyota nos disponibilize mais informações sobre esse carro que promete ser um grande sucesso para os admiradores de carros elétricos.

Por Katia Liliane Michelotti

Toyota RAV4 Prime 2021

Toyota RAV4 Prime 2021

Toyota RAV4 Prime 2021

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here