Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Pronto para Genebra, o novo SUV compacto da Toyota – seu segundo de fato desde o recente lançamento do Raize – tem mais um teaser divulgado na Europa. O modelo híbrido será uma das principais atrações da marca japonesa na tradicional mostra suíça.

Simplesmente chamado de “B-SUV”, o novo produto terá propulsão híbrida já confirmada, assim como um sistema de tração nas quatro rodas que, pela descrição da Toyota, pode ter relação com o usado pelo RAV4 Hybrid.

Nesse caso, o novo SUV pequeno deve utilizar um motor elétrico no eixo traseiro para prover a tração em vez de eixo cardã e diferencial. O modelo tem o sistema descrito como “inteligente”.

Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Na imagem, a traseira do crossover revela o badge “Hybrid” com “AWD-i”, algo não visto, por exemplo, no RAV4 Hybrid. Em relação ao visual, o conjunto apresenta lanternas em LED retangulares e bem afiladas, que não parecem ligadas entre si. A tampa do bagageiro possui um pequeno prolongamento aerodinâmico, dando mais personalidade ao produto.

O para-choque possui a parte central com proteção preta pronunciada e laterais na cor da carroceria. Também dá para notar uma curva pouco acentuada do teto em direção ao defletor de ar, sobre a vigia da tampa do porta-malas. Pelo esboço revelado anteriormente, parece que o novo carro terá muito do RAV4 e será igualmente bem expressivo.

Toyota mostra traseira do novo SUV compacto derivado do Yaris europeu

Sua plataforma é a TNGA (GA-B), que foi projetada para atender os carros compactos da Toyota e Daihatsu, tendo bateria de níquel-hidreto metálico sob o banco traseiro. A arquitetura também será usada pelo próximo Yaris nacional e já está em utilização no modelo europeu, do qual esse crossover é derivado.

Ainda não se sabe se essa proposta de SUV para a Europa será a mesma que servirá ao Brasil, onde a produção ocorrerá em Sorocaba. Se a Toyota seguir a lógica de alguns concorrentes, provavelmente aqui teremos um modelo diferenciado, maior e com bagageiro mais generoso, além de mecânica comum com opção híbrida. Vamos ver…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here