O Toyota Corolla tem fama de ser um carro econômico para um sedã médio de bom porte. Para tirar a teima, fizemos a análise do consumo das versões 2.0 e 1.8 Hybrid. É sempre importante lembrar que Autoesporte faz apenas medições com etanol, portanto os primeiros números não são os mesmos obtidos no programa de etiquetagem veicular do Inmetro. Confira os dados completos a seguir:

Toyota Corolla GLi, XEi e Altis

Ambos são equipados com o mesmo motor 2.0 aspirado. O quatro cilindros funciona no ciclo Atkinson. A solução é diferente do ciclo Otto em um ponto: as válvulas de admissão ficam abertas por mais tempo, o que diminui a pressão na câmara e, por conseguinte, a mistura de ar e combustível é menos queimada. É um efeito um pouco diferente do ciclo Atkinson puro. Há também injeção direta e indireta combinadas.

A potência máxima é de 177/169 cv e o torque é sempre 21,4 kgfm a 4.400 rpm, independentemente do combustível. O câmbio é automático do tipo CVT.

Consumo medido por Autoesporte

Etanol: 7,3 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada)

Em relação aos números do Inmetro, o consumo da Autoesporte conseguiu foi melhor na estrada, porém o consumo urbano é bem pior do divulgado pelo instituto.

Toyota Corolla GLi, XEi e Altis

Etanol: 8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada)

Gasolina: 11,6 (cidade) e 13,9 km/l (estrada)

Toyota Corolla GLi, XEi (foto) e Altis têm motor 2.0 aspirado — Foto: Divulgação

O Toyota Corolla Hybrid é bem mais econômico. Nem poderia ser diferente, uma vez que ele conta com o auxílio de dois pequenos motores elétricos para aliviar a carga do 1.8 flex. O efeito da eletrificação se sente mais na cidade, ciclo no qual a eletricidade entra com mais força.

A marca japonesa não divulga os números de potência e torque combinados. O 1.8 também opera no ciclo Atkinson e o câmbio CVT é um pouco diferente do utilizado no 2.0. O propulsor a gasolina gera 101 cv e 14,5 kgfm, enquanto os elétricos entregam 72 cv e 16,6 kgfm.

Consumo medido por Autoesporte

Etanol: 16,7 km/l (cidade) e 12,7 km/l (estrada)

É impressionante a diferença entre os números da Autoesporte e os do Inmetro. O consumo aferido nos ciclos urbano e rodoviário foi marcantemente melhor no nosso teste.

Toyota Corolla Altis Hybrid

Etanol: 10,9 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada)

Gasolina: 16,3 (cidade) e 14,5 km/l (estrada)

Quer ter acesso aos conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here