Em 1997, a Toyota tornou-se a primeira montadora a fabricar um carro híbrido em larga escala. O Prius estreou no Japão e, nos anos seguintes, ganhou o mundo, tornando-se referência ecológica da indústria. Agora, 24 anos depois, a marca japonesa se rende à eletricidade. E apresenta, assim, o SUV bZ4X, seu primeiro veículo puramente elétrico.

O Toyota bZ4X surge no Salão de Xangai ainda como um carro conceito. Entretanto, o design parece revelar as linhas finais do modelo de produção. O SUV elétrico será lançado em meados de 2022, de início na China e no Japão. Depois, ganhará escala mundial, tal como foi com o Prius. O utilitário é o primeiro de sete veículos elétricos que a marca vai lançar até 2025.

Toyota Bz4X SUV elétrico
Toyota/Divulgação

Plataforma desenvolvida com a Subaru

Assim como o bZ4X, todos os futuros membros da linha bZ (sigla de Beyond Zero ou “além do zero”) utilizarão a plataforma modular e-TNGA. A arquitetura é exclusiva para carros elétricos a bateria (BEVs) e foi feita em parceria com a conterrânea Subaru. Além de sete modelos Toyota bZ, a base vai dar origem a outros oito veículos não detalhados.

Ou seja, o chassi da Toyota e da Subaru terá ao menos 15 modelos a serem lançados até 2025. E o bZ4X será, assim, o primogênito da família.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!