Depois de receber o primeiro eletroposto do interior do Estado, em julho de 2019, Santa Cruz do Sul agora conta com um equipamento de abastecimento de carros elétricos no estacionamento de um supermercado. A família Schmitz, que iniciou nesse segmento há quatro meses, quando inaugurou o Supermercado Schmitz, no trevo de acesso a Linha João Alves, investiu no dispositivo para oferecer comodidade aos clientes, de olho na expansão da tecnologia dos veículos elétricos.

De acordo com um dos proprietários do supermercado, Fernando Ricardo Schmitz, os clientes poderão abastecer seus veículos de forma gratuita enquanto estiverem efetuando as suas compras. A família ainda não possui um carro elétrico, entretanto, após a oportunidade de permanecer três dias com o veículo da Solled Energia, a decisão foi imediata. “A próxima aquisição será um carro elétrico. Além de ser supersilencioso, o veículo traz tranquilidade ao dirigir, bem-estar e segurança por não consumir combustível fóssil. É uma economia considerável”, ressalta Schmitz.

LEIA TAMBÉM: Loja Afubra inaugura eletroposto para veículos elétricos em Santa Cruz

A família Schmitz também investiu na sustentabilidade do negócio por meio da instalação de uma microusina solar, com 147 módulos e 58,80 Kwp de potência. Segundo o empresário, o que motivou a família a instalar as placas solares foi, em primeiro lugar, a vontade de produzir energia sem agredir o meio ambiente. “Posteriormente, a redução de custos, para no futuro poder investir mais no negócio para o bem-estar e satisfação do cliente”, afirma.

A previsão é de que a microusina comece a operar em novembro. No projeto, desenvolvido pela Solled Energia, o supermercado terá uma economia de, em média, R$ 4,7 mil mensais. Além disso, com as placas fotovoltaicas será possível deixar de emitir 8,18 toneladas de gás carbônico por ano, o que equivale a 51 árvores cultivadas anualmente. Outras ações sustentáveis são realizadas no estabelecimento, como a separação das caixas de papelão e embalagens plásticas dos fornecedores. “Separamos também caixas de papelão, que ficam disponíveis para os clientes que não desejam utilizar as sacolas plásticas.”

LEIA TAMBÉM: Com captação de energia solar, conta de luz da Asan deve cair 60%

O empreendimento

O Supermercado Schmitz é uma empresa familiar. Os proprietários são Delmar Roberto Schmitz, Fernando Ricardo Schmitz, David Rafael Schmitz e Vinícius Roberto Schmitz. De acordo com Fernando, o empreendimento foi uma ideia do seu pai há mais de 20 anos. “É um sonho de negócio da família para estarmos mais próximos, pois trabalhávamos na área de transportes. Há seis anos, botamos esse sonho dele no papel e aí começou nosso projeto.”

Empresa fundada em janeiro deste ano conta com microusina de energia solar

A fundação da empresa aconteceu no dia 3 de janeiro deste ano, e a inauguração do supermercado ocorreu em 17 de abril. “Foi bem no meio da pandemia, mas como já estávamos encaminhados, não podíamos mais recuar. Abrimos sem divulgação para não ocorrer aglomerações na inauguração. Assim estamos trabalhando até hoje, mantendo os cuidados necessários para poder deixar o cliente confiante em um ambiente acolhedor e seguro”, afirma Schmitz.

LEIA TAMBÉM: Denúncia de moradores acaba em multa por crime ambiental em Santa Cruz



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here