São Paulo, 5 de dezembro – A empresa japonesa de eletrônicos Sony apresentou um novo protótipo do Vision-S, seu veículo elétrico, de olho em sua expansão nesse mercado e acirrando a disputa global.

No maior evento de tecnologia do mundo, o Las Vegas Tech Show, CES, que acontece nesta semana, além de mostrar a nova versão do carro, a companhia também anunciou a criação da subsidiária Sony Mobility neste ano. O objetivo, de acordo com comunicado, é “explorar a possibilidade de investir no mercado de veículos elétricos”.

A gigante japonesa é conhecida mundialmente por seus televisores e um dos mais famosos consoles de videogame, o Playstation. O primeiro protótipo de veículo elétrico foi anunciado na CES 2020 e já está em teste nas ruas.

“Com nossas tecnologias de imagem e detecção, nuvem, 5G e entretenimento combinadas com nosso domínio de conteúdo, acreditamos que a Sony está bem posicionada como uma empresa de entretenimento criativo para redefinir a mobilidade”, afirmou o diretor-presidente da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida.

A Sony pretende usar inteligência artificial e robótica nos veículos para habilitar a direção autônoma e permitir, por exemplo, que os passageiros joguem videogame enquanto estão presos no trânsito.

Mercado de veículos elétricos

De olho na expansão do mercado de carros elétricos, com base nas políticas mais sustentáveis por parte de diversos países, as empresas estão investindo cada vez mais em veículos com zero emissão de carbono.

Além disso, legislações definem prazos para o fim da produção de automóveis a combustão em diversos lugares, como em alguns estados dos Estados Unidos, na União Europeia e no Japão.

No Brasil, medidas como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, no Estado de São Paulo para veículos elétricos, que passa a valer a partir deste mês, podem impactar positivamente o setor.

Nesse sentido, a Ford está investindo mais de U$30 bilhões em veículos eletrificados, para que, em dez anos, cerca de metade de seu volume global seja totalmente elétrico. A Volvo também já anunciou que até 2025 deixará de vender veículos movidos exclusivamente a gasolina ou diesel.

A líder desse mercado nos Estados Unidos é a Tesla, empresa controlada pelo emblemático bilionário Elon Musk, que planeja investir U$12 bilhões nos próximos anos. Buscando a liderança, a General Motors pretende fazer aportes de U$35 bilhões em carros elétricos e autônomos.

Texto: Fernanda de Almeida
Edição: Guilherme Dogo
Imagem: Divulgação / Sony

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here