O Audi Q5 e Q5 Sportback se destaca entre os concorrentes

Praticamente desconhecida do consumidor brasileiro até 1994, quando a família Senna trouxe a Audi para o Brasil, a marca alemã logo se tornou uma referência em termos de exclusividade e luxo no país. Agora, a empresa engatou um processo de renovação da sua linha e o presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, tem sido o responsável pela nova fase. Em dois anos, a Audi apresentou 20 novos modelos e tem se destacado na mobilidade elétrica.  

E chegou a vez do SUV mais icônico da marca das quatro argolas: o Q5. Mas junto, trouxe o belo Q5 Sportback.
Se o Q5, mesmo com poucas mudanças, ficou bonito, atraente e com muita tecnologia embarcada, a versão coupê aliou tudo isso e mais um verdadeiro show de design.   
 

Além do desempenho e tecnologia, o destaque é o design

A reestilização que o Q5 recebeu já havia chegado a outros membros da família Audi, como a nova grade octogonal, mais volumosa, e novos para-choques na frente e atrás. As entradas de ar dianteiras também estão maiores. Os faróis e lanternas dos dois modelos são os mesmos, com full LED Matrix com a tecnologia que distribui automaticamente os fachos de luz, e também do farol alto. Assim, nunca o motorista do Q5 vai ofuscar os motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam logo à frente, porque ele muda automaticamente.  

Em termos de tecnologia, o Audi Q5 finalmente recebeu a central multimídia MMI com tela sensível ao toque, o que eliminou aquele enorme controle no console central, muito chato de usar. Os níveis de sofisticação e tecnologia que os modelos da Audi contêm são dignos de uma máxima: “só falta voar”. E falta pouco.  

O modelo é equipado com um motor de dois litros, turbo, com 249 cavalos e 37,7 mkgf de torque. O motor conta com a “parceria” da transmissão Stronic de dupla embreagem e sete velocidades e o auxílio de um sistema elétrico, denominado de híbrido leve. A velocidade máxima é de 237 quilômetros por hora e faz de 0 a 100 em 6,3 segundos.  

Parecidos
 

Os “irmãos” Q5 e Q5 Sportback não são iguais. Além da diferença na grade, entradas de ar dianteiras e saídas de escapes, da porta dianteira para trás, a diferença é grande. A partir da coluna central, no Sportback começa uma elegante queda no teto que vai até a tampa do porta-malas. Por qual optar? Puro gosto. Um é mais esportivo e o outro, mais familiar. Uma vantagem do Q5 Sportback em relação aos concorrentes é o acesso ao banco traseiro. Nos demais modelos, o acesso ao banco traseiro demanda uma certa ginástica para não bater a cabeça e dentro, o passageiro não pode ter mais de 1m75, pois a cabeça raspa no teto. No Q5 Sportback é bem mais fácil o acesso e os passageiros podem ser mais altos. Isso porque entre o Q5 e o Q5 Sportback, a diferença entre o banco e o teto é de, respectivamente, 998 milímetros e 982 mm. Ou seja, muito parecidas.   
 

A bonita traseira é o destaque do Audi Q5 Sportback

Por dentro, o nível de sofisticação e qualidade dos materiais é espetacular. A capacidade de transporte é de cinco passageiros, mas o ideal é quatro, ainda porque tem o “túnel” no meio. Quatro passageiros vão muito bem acomodados e muito à vontade. Espaço tem de sobra, graças ao entre-eixos de 2,82 m. O porta-malas tem capacidade de 520 litros no Q5 e 510 litros no Sportback.  
 

Como já é tradição na marca, o Q5 tem excelente acabamento

Além do novo sistema multimídia, agora sensível ao toque e com novo software, e do layout do painel de instrumentos digital, tudo está muito fácil de operar. Assim como os demais Audis, o Q5 sempre teve uma excelente ergonomia. Achar a melhor posição para conduzir é fácil e isso ficou ainda melhor na reestilização. Os bancos dianteiros têm aquecimento e massageador.  

O ar-condicionado com controle individual é de três zonas: duas na frente e uma para os passageiros do banco traseiro.  

De ponta  

Como já falamos, a tecnologia embarcada no novo Audi Q5 é um show. O Audi Side Assist avisa por meio de uma luz nos retrovisores a aproximação de veículo ou que esteja no ponto cego. Uma luz também avisa os ocupantes que não podem abrir as portas, pois pode ter um motociclista ou um carro passando. Para o motorista, o head up display é muito útil. O sistema projeta diversas informações no para-brisa do veículo, facilitando a visualização, já que não precisa desviar a visão para o painel.  

Os dois modelos também contam com o controle de cruzeiro adaptativo, que avisa e corrige a saída do SUV das faixas da estrada, da proximidade do veículo à frente e freia se perceber que está se aproximando sem que o motorista tenha freado. Com essa tecnologia, para bater um Audi Q5, tem que ser artista.  

Através do Audi Drive Select é possível escolher desde o modo mais automático (ele escolhe a melhor forma para se adaptar à tocada do motorista), conforto ou esportivo. A seleção adotada muda o comportamento do carro desde o motor, suspensão e trocas de marcha.  

Preços
Audi Q5 R$ 309.990,00 
Audi Q5 Sportback R$ 369.990,00

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here