Na Universidade Estadual da Pensilvânia, pesquisadores desenvolveram uma bateria com uma peculiaridade interessante: possui a capacidade de carregar completamente em aproximadamente 10 minutos e, após o procedimento, conta com autonomia de 200 km. O produto está próximo de chegar à etapa comercial, pois estava em desenvolvimento por um período considerável pela EC Power e pela Penn State.

Chao-Yang Wang, professor da universidade, comenta:

“Nossa tecnologia de carregamento rápido funciona para a maioria das baterias com densidade energética, e assim abre uma nova possibilidade para reduzir as baterias de carros elétricos de 150 para 50 kWh sem causar ansiedade nos motoristas.”

Nossa tecnologia de carregamento rápido funciona para a maioria das baterias com densidade energética.

 

Essa velocidade é alcançada com um componente com a capacidade de absorver 400 quilowatts de energia em um curto espaço de tempo. Baterias que ocupam boa parte dos carros comercializados até então não conseguem receber essa carga sem perder vida útil no processo. Essa característica é possível dado o revestimento de lítio.

Um pouco mais sobre o funcionamento da tecnologia criada pela EC Power e Penn State

O aspecto interessante do novo produto está em sua modulação térmica, responsável pelo controle de temperatura, mantendo sempre em um nível adequado. Sendo assim, não perderia a sua vida útil durante ciclos de recargas corriqueiros. O controle complexo da temperatura é possível porque existe uma lâmina que corresponde a 1/4 do item e, simultaneamente, está o ânodo, eletrólito e o cátodo.

A lâmina extremamente fina é atribuída à regulação e reatividade da bateria, possibilitando o carregamento em um curto espaço de tempo. Apesar do conceito poder ser replicado, agora os idealizadores estão trabalhando para trazer a ideia para o padrão comercial, e assim podendo melhorar a qualidade de vida de motoristas dos automóveis modernos em várias partes do mundo em um futuro próximo.

Fonte: AutoPapo

…..



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here