A Nissan anunciou o próximo passo em sua estratégia de se tornar uma montadora 100% elétrica e zero emissão de carbono até o final da década em todo o planeta. Para isso, estabeleceu uma data para ter apenas carros eletrificados na Europa: 2023.

Guillaume Cartier, presidente da Nissan África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania, foi quem fez o anúncio durante evento que reuniu a alta cúpula da marca, na França. O executivo reafirmou a decisão de não investir no Euro 7 para automóveis de passageiros movidos a combustão a partir de 2023.

“A Nissan está avançando em direção a um futuro eletrificado, com a Europa liderando o caminho. Estabelecemos uma direção clara, por meio do Ambition 2030, e com nossa nova linha eletrificada estamos realmente abrindo caminho para um futuro sustentável. Aproveitando a nossa presença global e as parcerias da Aliança, este é um momento marcante para a Nissan na Europa com a chegada da nossa oferta de produtos mais abrangente até à data, as necessidades dos nossos clientes, sem comprometer a emoção”.

O planejamento detalhado por Cartier inclui alcançar a meta de 75% do mix de vendas na Europa em modelos eletrificados já em 2026, ponto que deve ser impulsionado justamente pelo fim da produção de carros movidos a combustão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nova geração da Nissan X-Trail terá motor híbrido na Europa (Imagem: Divulgação/Nissan)

O avanço da Nissan na linha de carros eletrificados

Para assegurar o crescimento do mercado de carros eletrificados e se solidificar como uma marca referência no setor, a Nissan está preparando o que chamou de “linha diversificada para um futuro eletrificado”.

Entre as principais novidades que estão para ter a produção iniciada, três modelos se destacam:

  • Juke: Crossover que, segundo a montadora japonesa, combina “desempenho responsivo, dirigibilidade agradável e excelente eficiência de combustível para uma experiência gratificante e segura na estrada”;
  • Qashqai e-POWER: Mais um modelo crossover preparado pela Nissan, só que com duas versões, uma híbrida e outra com motor 100% elétrico;
  • X-Trail e-POWER: Confirmado para a Europa, deve ser produzido unindo um motor a gasolina de três cilindros VC turbo de 1,5 litro e um elétrico para as rodas traseiras.

Além dos carros citados, vale lembrar que a Nissan ainda está preparando mudanças para deixar ainda mais atraente a condução 100% elétrica em modelos como o Leaf, elétrico mais vendido do Brasil em 2021, e o Ariya.

Fonte: Nissan

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here