A Mercedes-Benz realmente não entrou para brincar no segmento de carros elétricos e revelou em que área investirá parte dos milhões separados para se tornar referência do setor, lugar que hoje é ocupado pela Tesla: no desenvolvimento de baterias.

A marca alemã fechou parceria com a ProLogium, empresa especializada no design de baterias de estado sólido. O objetivo do acordo é claro: cooperação tecnológica para desenvolver células de bateria de próxima geração.

Segundo Markus Schäfer, Diretor de Tecnologia da Mercedes, a marca quer ser 100% elétrica em 2030 e o planejamento passa pela busca de uma bateria de estado sólido mais leve, menor e mais eficiente para esse tipo de carro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“Acreditamos que o alcance e a eficiência são as novas referências da indústria para carros elétricos. A tecnologia de estado sólido ajuda a reduzir o tamanho e o peso da bateria. É por isso que estamos em parceria com empresas como a ProLogium para garantir que a Mercedes-Benz continue abrindo novos caminhos no setor automotivo”.

Bateria desenvolvida pela Mercedes será menor e mais eficiente (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Nova bateria da Mercedes causa “inveja” na Tesla

A bateria para carros elétricos menor e mais eficiente que está sendo desenvolvida pela Mercedes-Benz chamou a atenção de Martin Eberhard, cofundador da Tesla.

Segundo o parceiro de Elon Musk, ela é uma das melhores já feitas atualmente e, além de segurança e desempenho, tem uma vantagem extra em relação às demais: facilidade para reciclagem.

“As células ProLogium têm algumas das melhores soluções técnicas que já vi nessa indústria. A bateria é segura, tem ótimo desempenho, alta potência de carregamento e boa construção. Tudo sem sacrificar a densidade energética e com um preço competitivo. Na minha opinião, é a melhor bateria de estado sólido para uso automotivo”, decretou.

O valor total do investimento da Mercedes na nova parceria não foi divulgado, mas passa de US$ 300 milhões e ainda dá à montadora alemã direito à presença no Conselho de Administração da ProLogium. A ideia é que a comercialização das novas baterias de estado sólido comece nos próximos anos, provavelmente em 2025.

Fonte: Inside EVs, Prologium, Mercedes-Benz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here