Para deixar o trânsito mais seguro, Alaina Gassler, adolescente de 14 anos, criou uma maneira de remover pontos cegos dos carros, utilizou câmeras e projetores para refletir para o motorista o que há por trás do pilar A, peça essencial que dá sustento para o veículo. Isso permite que seja possível ver o que acontece ao redor do carro com mais facilidade, diminuindo o número de surpresas que o motorista pode ter e aumentando as chances de uma boa direção defensiva. Assista abaixo o vídeo de exemplo do projeto divulgado.

A ideia implementada pela jovem não é tão simples, já que requer uma câmera com projetor e também não traz tanta precisão na visibilidade. Além disso, pode haver problemas de conexão e sua implementação também exige manutenção da câmera e do projetor. De qualquer forma, ela indica algo que pode ser adotado e aprimorado por grandes fabricantes, uma ideia semelhante parece estar sendo estudada pela fabricante Continental.

Pesquisadores desenvolvem bateria que
consegue carregar um caro elétrico em 10 minutos

Substituir esse pilar ou dar a visão transparente para o motorista não é prioridade das fabricantes, a substituição para um material com essa característica no lugar resulta em preços altos e o mesmo acontece para inovações que utilizam a projeção de imagem, como pensado pela garota. Dessa forma, é bastante provável que algo do tipo não se popularize tão cedo.

De qualquer forma, Gassler sente que contribuiu com uma boa ideia, ela teve a capacidade de pensar no problema e gerar uma solução, algo que rendeu um prêmio de 23 mil euros (R$103.211,00) de um programa financiado pela Broadcom Foundation. Na fabricação de veículos ainda há muito que ser descoberto, novas implementações estão surgindo principalmente para carros elétricos. Recentemente, pesquisadores anunciaram que desenvolveram com sucesso uma bateria que consegue carregar um carro elétrico em 10 minutos, por exemplo.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here