Depois de alguns teasers, a Jeep finalmente apresentou oficialmente o Compass 4xe (a pronúncia em inglês é “four by e”). O SUV chega ao Brasil importado da Itália em versão única com preço sugerido de R$ 349.990 (R$ 360.887 no estado de São Paulo). O grande diferencial está no conjunto mecânico, que combina o motor 1.3 turbo a um propulsor elétrico.

O Compass híbrido, como deve ser chamado pela grande maioria dos consumidores, possui 240 cv de potência combinada. São 160 cv e 27,5 kgfm de torque fornecidos pelo motor GSE 1.3 turbo a gasolina – é o mesmo propulsor já utilizado na versão nacional do SUV, mas sem a tecnologia flex – além de outros 80 cv e 25,5 kgfm do motor elétrico. No entanto,a Jeep não declara o pico de torque combinado. O câmbio é o mesmo automático de seis marchas do Compass fabricado em Pernambuco.

O Jeep Compass 4xe faz de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, segundo a Jeep. A velocidade máxima é de 206 km/h. Os números de desempenho chamam a atenção quando reparamos no peso do veículo em ordem de marcha: 1.908 kg – consideravelmente mais pesado que a versão flex devido à inclusão do sistema híbrido.

Graças ao motor elétrico montado no eixo traseiro, o Compass híbrido possui tração integral e conta com modos diferentes três modos de condução (híbrido, elétrico e econômico), que adaptam o sistema de acordo com o terreno e necessidade de força. A bateria que alimenta o motor elétrico tem capacidade de 11,4 kWh, garantindo autonomia de 44 km no modo 100% elétrico (nessa condição a velocidade máxima é de 130 km/h).

Diferentemente de outros híbridos plug-in do mercado, o Jeep aceita recargas com potência de até 7,4 kW (o carregador pode ser mais potente, mas o carro limitará a entrada d energia), garantindo a recarga em wallbox em até 100 minutos, enquanto na tomada de 220V leva cerca de 5 horas.

De acordo com a Jeep, os primeiros compradores do Compass 4xe de cada um dos 40 pontos de venda da marca no Brasil ganharão um carregador doméstico Wallbox sem custo extra.

Visualmente, o modelo tem poucas diferenças em relação ao Compass S nacional. Os faróis possuem algumas mudanças internas, além da presença de contornos na cor azul para os logotipos da marca e do nome do veículo.

A lista de equipamentos é idêntica à do Compass S fabricado no Brasil, exceto pela adição da câmera com visão em 360º. O sistema de som, que no carro nacional é da marca Bose, no Compass híbrido é da Alpine. A multimídia ainda conta com funções do sistema Jeep Adventure Intelligence, que agora pode achar estações de recarga. Confira abaixo todos os equipamentos do Jeep Compass S 4xe:

Sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista); faróis, lanternas e faróis de neblina em LED; controles de estabilidade e tração; Auto Hold; rodas de liga leve de 19”; ar condicionado digital de duas zonas; freio de estacionamento eletrônico; chave presencial; sensor de chuva; acendimento e comutação automáticos dos faróis; painel de instrumentos de 10,25″; três entradas USB (sendo uma tipo C); central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay; GPS integrado; bancos em couro; retrovisores elétricos, aletas no volante para trocas de marchas; carregador sem fio para celulares; retrovisores externos com rebatimento automático, Park Assist; monitoramento de ponto cego; bancos dianteiros com regulagem elétrica; teto solar elétrico panorâmico Command View; forro do teto em preto; pintura das partes plásticas na cor da carroceria; frenagem autônoma para pedestres; reconhecimento de placas e detector de fadiga; piloto automático adaptativo; monitoramento de mudanças de faixa; porta-malas com abertura e fechamento por gestos e tomada auxiliar 127 volts.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here