Governo de São Paulo estuda isentar o IPVA de carros elétricos e híbridos

O Governo de São Paulo tem nos últimos meses apresentado propostas relacionadas a veículos elétricos (EVs) e híbridos (HEVs). Uma dessas propostas é a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos a partir de 2024. Essa medida tem como objetivo reduzir a carga tributária desses veículos e torná-los mais competitivos no mercado.

Essa iniciativa é curiosa, uma vez que a Anfavea, a entidade que representa as fabricantes que produzem no país, defende o aumento da taxação desses veículos. Isso seria uma forma de retomar o imposto de importação, que atualmente não é cobrado para modelos elétricos. A Anfavea, no entanto, também pede incentivos para que esses modelos sejam produzidos no Brasil e, consequentemente, ajudem a movimentar a economia local e gerar novos empregos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pensa de maneira diferente. Ele acredita que a isenção do IPVA tornaria os carros elétricos e híbridos mais competitivos no mercado brasileiro e poderia fazer com que São Paulo se solidificasse como centro de produção de veículos eletrificados no país.

A Toyota, por exemplo, já produz no estado paulista o modelo Corolla híbrido, que é o carro com essa motorização mais barato do Brasil. A montadora japonesa também confirmou que vai produzir um outro carro híbrido flex no Brasil. Além disso, a GWM (Great Wall Motors), uma montadora chinesa, se prepara para fabricar em Iracemápolis modelos eletrificados.

Essa medida tem o potencial de trazer benefícios para o meio ambiente, ao incentivar a adoção de veículos mais sustentáveis, e para a economia, ao fomentar a produção nacional de carros elétricos e híbridos. No entanto, é preciso que o governo de São Paulo estabeleça os próximos passos da iniciativa e regulamente a isenção do IPVA para esses veículos.

A adoção de medidas como essa também poderia contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa. A cada ano, o aumento da frota de carros movidos a combustíveis fósseis é uma das principais causas do aumento do nível de poluição em centros urbanos ao redor do mundo. Ao direcionar incentivos fiscais para carros elétricos e híbridos, o governo de São Paulo pode contribuir para uma mudança positiva na matriz energética de veículos no Brasil.

No entanto, é importante que essas medidas não beneficiem apenas as grandes montadoras e que haja incentivos para que empresas menores também possam investir na produção de veículos elétricos e híbridos.

Por fim, é necessário reforçar que a isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos é apenas uma das iniciativas que podem contribuir para uma transição mais sustentável do setor automotivo brasileiro. Para alcançar uma mudança significativa na matriz energética de veículos no país, é preciso que outras medidas, como investimentos em infraestrutura de recarga, sejam adotadas nos próximos anos.

Fonte: Carros elétricos e híbridos podem ter IPVA isento em São Paulo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here