A Huawei anunciou nesta segunda-feira (19) o seu primeiro carro elétrico, produzido em parceria com uma montadora chinesa. A novidade faz parte da nova estratégia da companhia, sendo que ela foi anunciada na última semana.

Ao invés de produzir um carro do zero, a Huawei preferiu licenciar suas tecnologias para quatro montadoras chinesas. O veículo oficializado hoje é o primeiro carro a contar com o sistema operacional desenvolvido pela companhia.

Produzido e montado pela Cyrus, o novo “Cyrus Huawei Smart Selection SF5” é um SUV com design elegante e detalhes que chamam a atenção de qualquer consumidor. Veja na galeria abaixo algumas imagens de divulgação do veículo:

De acordo com a fabricante, o motor do novo SF5 tem potência de pico que chega a 405 kW, torque máximo de 820 N e consegue ir de zero a cem em apenas 4,68 segundos.

Um ponto curioso do novo carro é que ele não é 100% elétrico. A Cyrus destaca que a autonomia do veículo chega a 180 quilômetros com uma única carga. Mas, caso o usuário esteja em uma viagem de longa distância, é possível abastecer a gasolina para que a autonomia ultrapasse os 1000 quilômetros.

O SF5 tem um pequeno gerador elétrico que usa a gasolina para fornecer energia ao motor e, ao mesmo tempo, recarregar a bateria.

O carro ainda vem com uma câmera de alta sensibilidade, 3 radares de ondas milimétricas, 4 câmeras surround e 8 radares ultrassônicos.

Veja abaixo que o carro também tem teto solar.

Ecossistema Huawei

Como estamos falando de um carro certificado pela Huawei, ele traz uma série de sistemas integrados. Assim, por mais que a carcaça seja produzida pela Cyrus, o que realmente faz esse carro elétrico ser inteligente é o ecossistema Huawei HiCar.

A plataforma da gigante chinesa traz streaming de áudio, assistente virtual, sistema de GPS com mapas AutoNavi e Baidu, além dos serviços Huawei Music, Kugou, Migu e outros apps personalizados.

O sistema desenvolvido pela Huawei também possibilita consultar e controlar cada detalhe do veículo. Isso permite ver a autonomia pelo smartphone, trocar o toque da buzina, reconhecer a voz do usuário, atualizações remotas e desbloqueio ou acionamento usando apenas um smartphone com HarmonyOS.

Anunciado inicialmente na China, o novo Cyrus Huawei Smart Selection SF5 já pode ser reservado no site da fabricante. O seu preço inicial varia de 216 mil yuans (~R$ 156 mil) a 246 mil yuans (~R$ 177 mil).

Esse flutuação do preço acontece porque a fabricante oferece alguns extras que impactam no valor final: rodas de liga leve, acabamento em couro, tamanho do display multimídia e mais.

O que achou do primeiro carro da Huawei? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here