Você já pode conferir os hatches e picapes que vão estrear em breve no Brasil. Agora chega a hora mais esperada para quem planeja comprar um carro do segmento que vai continuar crescendo no ano que vem: os SUVS. Pensando na enxurrada de lançamentos de utilitários compactos para o ano que vem, listamos todos os modelos que vão rodar nas ruas brasileiras em 2022.

Vale ressaltar que não contamos os carros que deverão ser oferecidos somente em versões eletrificadas, caso do Jeep Compass 4xe e do novo Kia Sportage. Esses veículos ficarão para a lista de todos os híbridos e elétricos que será publicada em breve.

Hyundai Creta N Line e Tucson

Hyundai Creta N Line já foi flagrado no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/Falando de Carro

Logo no primeiro trimestre do ano, uma nova versão do Creta chegará às lojas. A N Line terá visual esportivo, assim como a configuração R spec do HB20. Entre as novidades estéticas estão escapamento duplo, rodas redesenhadas, para-choque mais robusto e grade frontal preta.

Não haverá mudanças na suspensão ou no conjunto mecânico para entregar uma performance mais esportiva. Ou seja, o SUV deve ser oferecido com o ovo motor 1.0 turbo ou o conhecido 2.0 aspirado.

Novo Hyundai Tucson estreou a nova identidade visual dos veículos da Hyundai — Foto: Divulgação

A quarta geração do Tucson estreou neste ano e deve chegar no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2022. Ele inaugura a nova identidade visual da marca, caracterizada principalmente pelos faróis de LED integrados à grade.

Além do estilo ousado, o carro oferece opções a combustão, híbridas-leve e híbridas. Esta última combina motor 1.6 turbo com um elétrico de 60 cv para entregar 230 cv e 35,7 kgfm.

O câmbio é automático de seis marchas, com opção de tração integral. Ainda não foi confirmada a versão que chegará no Brasil.

Chevrolet oferece a versão esportiva RS para o Equinox nos EUA — Foto: Divulgação

Cerca de dois anos após ser apresentado nos EUA, o Equinox reestilizado chega ao Brasil. O SUV médio, que deveria estrear no segundo semestre deste ano, será lançado por aqui com alterações visuais, focadas principalmente na dianteira. A ideia da Chevrolet é que o utilitário se torne um “mini” Blazer.

Depois da aposentadoria do motor 2.0 turbo de 262 cv, o 1.5 turbo de 172 cv seguirá em linha. Dessa vez associado ao câmbio automático de nove marchas – e não mais ao de seis.

Já disponível na Europa, novo Honda HR-V híbrido faz 17,2 km/l — Foto: Divulgação

Já registrada no Brasil, a nova geração do HR-V deve chegar no final do segundo semestre por aqui. A evolução do Honda chama a atenção pelo estilo de SUV-cupê, visual mais minimalista – deixando de lado os elementos cromados na grade – e maior espaço interno.

A grande novidade, no entanto, estará no conjunto mecânico. A fabricante manterá os 1.8 (140 cv) e 1.5 turbo (173 cv), mas deve adicionar uma configuração híbrida para brigar com o Toyota Corolla Cross. Na Europa, ele associa o motor elétrico ao 1.5 aspirado a gasolina de 131 cv e 25,8 kgfm. Como de costume, a Honda não divulga a potência e o torque combinados.

Volkswagen Tiguan Allspace

O renovado VW Tiguan Allspace foi apresentado em maio no exterior; mudanças são concentradas na dianteira — Foto: Divulgação

Um dos principais lançamentos da Volkswagen para 2022, o Tiguan Allspace chegará reestilizado para enfrentar o Jeep Commander. Será importado do México e poderá até oferecer sua variante híbrida por aqui.

A versão eletrificada é equipada motor 1.4 turbo de 150 cv que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 116 cv. Juntos entregam 245 cv e 40,8 kgfm.

Outra possibilidade para o mercado brasileiro é configuração que traz o 1.5 turbo de quatro cilindros de 148 cv e 25,5 kgfm. Esse motor tem sistema de ativação dos cilindros, que desliga dois deles para economizar combustível dependendo das condições de rodagem.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro e Tiggo 8 Pro

Caoa Chery Tiggo 5x Pro terá grade similar ao do Tiggo 3x — Foto: Divulgação

Seguindo a tática iniciada com o Arrizo 6 Pro, a montadora chinesa vai usar o sobrenome Pro para distinguir os veículos pós-facelift que serão lançados por aqui – e dividirão espaço com suas versões antigas (e com preços menores).

O Tiggo 5X Pro manterá os faróis atuais, mas muda para-choques, grade dianteira e lanternas. A cabine deve ficar mais requintada – com painel inspirado no do Tiggo 8 – e receberá novas tecnologias. O motor 1.5 turbo de 150 cv deve continuar na linha. A surpresa pode ser o 1.0 turbo de 98 cv equipando algumas versões mais baratas.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro conviverá com a versão do Tiggo 8 pré-facelift, que será mais barata — Foto: Divulgação

O “irmão maior” Tiggo 8 também terá o sobrenome Pro para se atualizar frente ao Jeep Commander e ao renovado VW Tiguan Allspace. O SUV de sete lugares receberá a nova identidade visual da Chery, com grade parecida com a do Tiggo 3x, novos para-choques e lanternas, além de interior mais refinado.

Enquanto não troca de geração, Duster será finalmente equipado com motor 1.3 turbo de 170 cv — Foto: Divulgação

Além de lançar o Kwid reestilizado e sua versão elétrica, a Renault fará uma mudança na gama do Duster. O SUV compacto receberá em sua versão de topo o motor 1.3 TCe de 170 cv que estreou no Captur. O câmbio será do tipo CVT que simula oito marchas.

A nova motorização não virá acompanhada de uma evolução no visual e nos equipamentos, que deve chegar somente em 2024 em uma nova geração. Portanto, a versão com motor turbinado deve seguir os mesmo itens da Icon, que inclui ar-condicionado automático, piloto automático com limitador de velocidade, central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, câmeras 360°e detector de ponto cego, por exemplo.

SUV-cupê da Fiat estreia no ano que vem e ficará posicionado acima do Pulse — Foto: Automedia

Ainda sem nome, o segundo modelo produzido sobre a plataforma MLA do Fiat Pulse está rodeado de mistérios. Conhecido como Projeto 376, o carro terá entre-eixos maior que os 2,53 metros do Pulse e caimento brusco da coluna C, no melhor estilo SUV-cupê.

Como novidade, o modelo pode ser o primeiro do grupo Stellantis a oferecer os novos 1.0 e 1.3 turbinados. O veículo pode beber da fonte do conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018, e será lançado somente no segundo semestre do ano que vem.

Haval é a submarca da Great Wall especializada em SUVs — Foto: Divulgação

Em um primeiro momento, a montadora chinesa oferecerá apenas veículos importados no Brasil antes de começar a produzir na fábrica de Iracemápolis (SP) – comprada da Mercedes-Benz recentemente. Os primeiros modelos da GWM a desembarcar no país serão dois SUVs: os Haval Jolion e H6.

O Jolion é um pouco maior que Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos e pode se destacar no mercado por seu custo-benefício. São 4,47 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. Já na mecânica segue em desvantagem, equipado com motor 1.5 turbo de 147 cv e 22,4 kgfm e câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

Haval H6 é um pouco menor que o Caoa Chery Tiggo 8 — Foto: Divulgação

Lançada neste ano, a terceira geração do H6 tem porte ainda maior, próximo ao do Jeep Commander e do Caoa Chery Tiggo 8, apesar de transportar somente cinco ocupantes. Na China é oferecido em opção de híbrida, com o motor 1.5 turbo de 174 cv auxiliado por um pequeno propulsor elétrico para gerar até 240 cv.

Também registrado no Brasil, o Macchiato faz parte da submarca Wey, focada no desenvolvimento de modelos de luxo. Ele tem porte semelhante ao do H6, mas tem design e tecnologias superiores ao do carro da Haval.

SUV de luxo poderá ter uma versão elétrica no mercado nacional — Foto: Divulgação

Apresentada em outubro, a quinta geração do Range Rover será lançada no início de 2022 no Brasil. O SUV de luxo não passou por muitas mudanças visuais na dianteira, que traz linhas mais suaves, mas a traseira recebeu um design mais exótico.

As maiores novidades, porém, são tecnológicas. O jipão traz nova central multimídia, câmera 360 graus, sistema de estacionamento automático, câmera de visão noturna e atualizações remotas do software. Além disso, o modelo recebe pela primeira vez uma versão para sete ocupantes.

Por aqui, será oferecido com dois motores: 4.4 V8 biturbo a gasolina de 523 cv e 3.0 de seis cilindros em linha a diesel com 350 cv.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here