A Ferrari trata seu próximo modelo como Progetto F171, uma expressão que soa engraçada aos brasileiros. Mas esse projeto não conta história de pescador. Pelo contrário, uma vez que ele precisa convencer os ferraristas mais incrédulos de um fato polêmico: o carro terá um motor V6. Nada de V8 ou V12!

Os flagras da Automedia comprovam que o modelo está prontinho para ser lançado. A data ainda não está fechada, mas a apresentação será no segundo semestre.

Ferrari F171 tem laterais inspiradas na clássicas P3 e P4 — Foto: Automedia

Os fãs da Ferrari lembrarão de imediato que o V6 foi justamente o motor escolhido para movimentar a clássica Dino. O carro não levava o nome Ferrari no início, porém seu batismo era mais do que amado pelo Enzo em pessoa. Alfredino era o apelido de Alfredo, seu filho primogênito. Ele morreu aos 24 anos de distrofia muscular, mas antes projetou um motor V6 de F1. Foi um sucesso.

O registro do nome Dino está nas mãos da Ferrari até 2030. E foi um dos aventados para o Progetto 171, mas podem ser apenas rumores. Seria uma bela homenagem ao homem que consagrou o “humilde” V6 em uma terra dominada por ferozes e territorialistas V12.

Não tem jeito, o downsizing chega para todos. E tem mais: virá acompanhado de um sistema híbrido de propulsão. Nada que parta o coração dos mais conservadores, já que a Ferrari já lançou mão do recurso anteriormente.

As opções se justificam não apenas na hora de baixar emissões ou aplacar o consumo, o resultado também agrada em performance. O pessoal da Automedia ficou sabendo que o supercarro terá mais de 720 cv de potência e 110 kg de torque. Chora, tifosi.

Claro que sempre há espaço garantido para a tradição. Sem desagradar os ferraristas, o Progetto 171 descarta a tração integral da SF90 e adota apenas a tração traseira, arranjo permitido pelo fato do motor elétrico ficar colado na transmissão.

Tração será só traseira, enquanto as lanternas são quádruplas — Foto: Automedia

O seis cilindros não é parente do Nettuno, propulsor criado do zero pela Maserati. Ele terá o motor elétrico para auxiliar na compensação do atraso de entrada do turbo.

Os flagras da agência apontam que o Progetto 171 tem estilo influenciado pela SF90 Stradale. A carroceria é recortada por lâminas e lembra a solução de estilo da McLaren. Mas todo o resto transpira Ferrari, incluindo aí as lanternas quadruplas e a traseira inspirada nas belíssimas P3 e P4 de pista. Que venha uma nova tradição.

Quer ter acesso aos conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here