FCA começará o plano de eletrificação da Fiat no Brasil com o 500e, que tem motor de 111cv e pode rodar até 160km na cidade.

Ainda este ano a FCA entrará no mercado brasileiro de carros eletrificados. A estreia será com o simpático Fiat 500e, o Cinquecento elétrico. Em 2021 será a vez da Jeep, que vai importar da Itália dois modelos híbridos plug-in, com autonomia de até 70 km no modo puramente elétrico. O Fiat 500e, porém, recebeu a honra de estrear o programa da Fiat, assim como o Golf GTE está sendo o primeiro da Volkswagen.

O Cinquecento elétrico é recarregado em menos de quatro horas com o módulo de carregamento que vem com o carro, de 6,6 kW, conectado a uma tomada de 220 volts. O motor elétrico do Fiat 500e entrega 111 cv de potência. Segundo a FCA, o carro é capaz de rodar 135 km na cidade e 103 km na estrada com uma carga de bateria. É pouco, considerando o alcance de alguns carros puramente elétricos já à venda no Brasil, mas o tempo de recarga também é bem menor.

Fiat 500e
Fiat 500e

O 500e conta com sistema de frenagem regenerativa, que carrega a bateria quan do o motorista pisa no pedal do freio. Na maioria dos casos, ele usa 100% de sua capacidade regenerativa até 13 km/h. Visualmente, o atual 500e é mais discreto do que o primeiro modelo lançado pela Fiat. O que mais chama a atenção é a ausência de escapamento na traseira do carro.

O design e a dirigibilidade continuam sendo o forte do pequeno modelo italiano. O desenho mistura o retrô e o moderno numa combinação extremamente feliz. A Fiat chama de retrô-futurista. Assim, a tecnologia EV não impede que o quadro de instrumentos mantenha a linguagem visual do carro. O cluster em TFT de 7” exibe gráficos coloridos para ilustrar as funções do veículo, os níveis de carga e o resumo da viagem.

Interior do Fiat 500e
Interior do Fiat 500e

A central multimídia é a Uconnect 5.0, com tela tátil de 5” e o navegador por GPS SiriusXM. O sistema conta com bluetooth, comandos de voz e rádio AM/FM. No Brasil, é bem provável que contenha também Android Auto e Apple CarPlay. Como acontecia com o modelo equipado com motor a combustão, o Cinquecento elétrico não deverá ter nenhum concorrente direto, devido às características do carro. A FCA não falou sobre a faixa de preço do carro.

[Via: Terra]



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here