Xbus – créditos: Eletric Brands

A Alemã, Eletric Brands, trará em 2022 o seu novo lançamento, o XBus, um carro elétrico que ganha destaque por suas opções de carrocerias modulares. O veículo é um projeto de micro van elétrica que une versatilidade em um pequeno espaço e uma propulsão que não empolga pela potência mas que traz um torque bem alto. O veículo pode se transformar em uma picape, um furgão de carga e até mesmo motorhome.

Leia também

Um carro elétrico praticamente de Lego

De acordo com a empresa, o Xbus segue o princípio de Lego, permitindo que os consumidores possam variar as configurações de carroceria sem precisar utilizar de ferramentas especiais e quantas vezes quiserem, permitindo utilizar um mesmo Xbus como uma picape, motorhome ou furgão de carga ou passageiros.

Quando equipado com motorhome, o Xbus traz uma cama para dois adultos, frigobar, cozinha com pia, e um fogareiro por indução. Os consumidores também poderão optar por equipar o carro elétrico com um pacote off-road, que é composto com uma bitola mais larga e uma suspensão elevada.

Apresentação do Xbus

O veículo, que pode se transformar em picape, furgão ou motorhome, mede 3,64 m de comprimento, 1,60 m de largura, 1,94 m de altura e atuará em diversos segmentos do mercado europeu devido às capacidades que foram apresentadas anteriormente. Assim como é o caso do Renault Twizy, por exemplo, o Xbus atuará como um quadriciclo, podendo levar uma carga de 450 a 600 kg.

Seu peso total é menor que 600 kg, ajudando a encaixa-lo nessa categoria. Já em uma categoria de veículo de carga de até 1.000 kg, o veículo capaz de se transformar em picape ou furgão poderá circular com velocidade padrão dos demais automóveis, utilizando quatro motores elétricos, instalados nos cubos das rodas para que isso seja possível.

Um torque de fazer inveja às picapes de grande porte

O carro elétrico conta com apenas 20 cavalos, podendo chegar a 75 cv como potência de pico, mas o que diferencia o modelo que pode se transformar em furgão ou motorhome, é o seu torque, que passa dos 101,6 kgfm e causa inveja às picapes grandes.

Para se ter uma noção, a RAM 2500 Laramie tem 110,7 kgfm. O Xbus também vem equipado com uma bateria de 10 kWh, que proporciona ao veículo uma autonomia de 200 km, entretanto a empresa responsável afirma que haverá uma versão com 30 kWh e 600 km de autonomia.

Para se sobressair em regiões com pouca ou nenhuma pavimentação, o veículo possui pneus todo-terreno e tração integral. O interior do veículo ganha destaque com um volante com botões de marcha de buzina e um pequeno display servindo como cluster.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here