A Porsche
quer “apimentar” o segmento de utilitários crossovers elétricos A montadora alemã de carros de alta desempenho confirmou o lançamento do Taycan Cross Turismo, o modelo EV “aventureiro” da poderosa marca, que faz parte do portfólio do grupo Volkswagen.
Segundo a Porsche
, “o Taycan Cross Turismo preza por afirmações autoconfiantes, evidenciadas pelos acentos distintos do pacote de design off-road e um porta-malas ampliado e mais espaço na parte interna traseira”.
Em outras palavras. A versão Cross Turismo
apresenta uma linha de teto alongado e plano, propiciando mais espaço interior em relação a seu “irmão”, o sedã esportivo Taycan, precursor da linha dos elétricos da Porsche. Este novo design permite também maior espaço para carga, especialmente com os bancos rebatidos.
Mas acima de tudo é um Porsche. Em termos de trem de força, o Cross Turismo tem um sistema elétrico de 800 volts. É equipado com dois motores, um em cada eixo que combinados geram 380 cv. No modo de controle de largada, que ativa uma potência extra, ela chega a 476 cv. É apresentado em quatro versões com transmissão traseira de duas velocidades e dianteira independente.
A versão Turbo S
, a mais potente, acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, apenas 0,1 segundo mais lento do que seu homólogo sedã. A aceleração cai para 3,1 segundos para o Taycan Turbo
Cross Turismo, 3,9 segundos para o Taycan 4S
Cross Turismo e 4,8 segundos para o Taycan 4 Cross Turismo
, modelo de entrada dessa linha. Todos números expressivos para um crossover.
A bateria é de íons de lítio com capacidade de de 93,4 kWh. Ainda não foi divulgada a autonomia dos modelos conforme suas versões. Mas é esperado que com uma carga completa, os modelos sejam capazes de oferecer uma autonomia entre 389 km e 456 km.
Na Europa, a montadora alemã desenvolve o programa “permaneça elétrico em toda a parte”. Com o Porsche Charge Map
, ela indica 400 estações de recarga elétrica em diferentes regiões. Um aplicativo permite selecionar onde pode recarregar o veículo.
A Porsche
anunciou o início de produção do Cross Turismo na Alemanha ainda este ano. Também já divulgou o preço: US$ 90.900. O crossover deverá ser vendido no Brasil por cerca de R$ 650 mil. Realmente, um carro exclusivo para poucos por aqui.