O novo carro conceito inspirará os próximos modelos de produção da marca
Fotos: Citroën/Divulgação

A Citroën acaba de apresentar o Oli, um carro-conceito elétrico com um estilo e estrutura um tanto quanto diferentes, além de uma composição baseada em materiais reciclados e recicláveis.

O modelo é uma picape leve com caçamba tampada pelo vidro traseiro. A parte da frente, peculiarmente, poderia ser confundida com a caçamba, já que ela apresenta uma lacuna desnivelada para baixo em relação ao para-brisa.  

O Oli (pronuncia-se “all-e”) é o primeiro a integrar o novo logotipo e identidade visual da Citroën.

Segundo Pierre Leclercq, chefe de design da Citroën, o modelo inspirará ideias, detalhes de design e de interiores nos futuros carros de produção da marca.

“Não faz sentido propor materiais ou designs legais que nunca influenciarão os futuros veículos de produção”.

Pierre Leclercq

O design é lúdico

O design no novo carro-conceito da Citroën tem forma semelhante ao do quadriciclo pesado Ami.

A carroceria não convencional inclui um para-brisa dianteiro vertical, portas suicidas para facilitar o acesso à cabine colorida e uma parte traseira relativamente pequena.

As rodas têm estilo futurista e são feitas de aço e alumínio.

A parte frontal do Citroën Oli adota um visual sem grade, bem como o novo emblema oval com os chevrons da marca. A nova logo é pintada em Infra-Red, combinando com a moldura do para-brisa, as calotas das rodas, os detalhes do para-choque e toda a cabine.

Os faróis de LED são em forma de C, assim como as lanternas traseiras, também em LED.

As janelas laterais, aparentemente, não podem ser abertas e o vidro da porta traseira se estende para abaixo da linha de cintura horizontal do carro.

O destaque na parte traseira do Citroën Oli é a caçamba, que é feita de papelão reciclado e está escondida sob o para-brisa traseiro. Ela abre para cima, expondo a área do porta-malas.

O interior do novo carro-conceito da Citroën

O Citroën Oli comporta apenas quatro assentos individuais, todos na cor vermelho. 

Além disso, ao invés de várias telas grandes sensíveis ao toque, os designers da Citroën adicionaram um dock para carregamento de smartphone, cinco interruptores para o ar-condicionado, tomadas USB e uma prateleira de arrumação feita de Elastollan. Ela é equipada com “cogumelos” flexíveis que mantêm objetos como xícaras de café ou latas de refrigerante no lugar.

Existe apenas uma única tela para projeção de informações no Citroën Oli. Chamada Smartband, ela fica localizada na base do para-brisa. Curiosamente, todas as funções são controladas por meio de um joystick montado no volante.

Outra novidade no Citroën Oli são os revestimentos à prova d’água do interior do veículo. Eles podem ser limpos com mangueira graças aos dutos de drenagem. 

O motor do Citroën Oli é totalmente elétrico

O Citroën Oli tem motorização 100% elétrica e autonomia estimada de 400 quilômetros, com bateria capaz de ser carregada de 20% a 80% em 23 minutos. O seu consumo é baixo: 10kWh por 100 quilômetros. O peso do Oli é de 1.000kg.

A Citroën ainda não anunciou o valor da potência, mas sabe-se que a velocidade máxima chegaria até 110km/h.

Com sua bateria de 40kWh e uma potência de tomada de 3,6kW (o equivalente a uma tomada doméstica de 230V e 16A), o Citroën Oli pode, teoricamente, abastecer um dispositivo elétrico de 3000W por cerca de 12 horas.

O VRUM testou o novo Citroën C3; assista o vídeo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here