Carros elétricos: o futuro da mobilidade urbana no Brasil

Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2021 foram emplacadas mais de 4.500 unidades de veículos leves eletrificados no país. E a tendência é que este número aumente ainda mais nos próximos anos.

O destaque, segundo a ABVE, são os veículos elétricos plug-in, que são aqueles que podem ser recarregados por um eletroposto ou outra fonte externa de energia. Em 2022, o segmento alcançou a marca de 8.458 unidades emplacadas, o que representa um aumento de 197% em relação a 2021.

A tendência é que esse crescimento se mantenha nos próximos anos. Para se ter uma ideia, em 2023 o número de carros elétricos que circulam pelas ruas deve aumentar em relação ao ano passado.

Um dos principais motivos para esse crescimento é a chegada de novos modelos ao mercado brasileiro. Um exemplo é o e-2008 da Peugeot, que foi lançado recentemente no país. Com preço competitivo, o veículo é importado da França e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado.

De acordo com Acir André Adão, gerente de marketing da concessionária, o carro elétrico é econômico, em especial para quem roda em trechos urbanos. “O custo de manutenção é bem menor do que os carros convencionais, além do fato de que eles não emitem gases poluentes”, destaca.

Além da economia, outro ponto positivo dos carros elétricos é o fato de que eles são silenciosos. Isso é importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em áreas mais movimentadas, pois eles não produzem poluição sonora.

No entanto, é importante destacar que ainda há alguns desafios a serem superados. Um deles é a infraestrutura para recarregar as baterias. Embora o número de eletropostos esteja crescendo cada vez mais no Brasil, ainda há muito a ser feito para que as pessoas consigam recarregar seus veículos de maneira mais prática e segura.

Outro desafio é o preço dos carros elétricos. Embora os modelos mais modernos sejam mais acessíveis, ainda é necessário um investimento considerável para adquirir um veículo deste tipo.

Apesar desses desafios, a tendência é que os carros elétricos sejam cada vez mais presentes nas ruas brasileiras. Eles são econômicos, silenciosos e não emitem gases poluentes, o que torna essa tecnologia ainda mais atraente.

Portanto, o futuro da mobilidade urbana no Brasil está cada vez mais ligado aos carros elétricos. Com a evolução da tecnologia e o aumento da infraestrutura para recarregar as baterias, é possível que estes veículos se tornem cada vez mais populares.

Fonte: Procura por carro elétrico cresce no Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here