Com a chegada da primavera/verão, não há apenas um aumento nas temperaturas e umidade, mas também um aumento de insetos e/ou parasitas que atacam nossos animais de estimação. Por isso, hoje, domingo (30 de janeiro de 2022), nós do Lar Doce Lar iremos te contar mais sobre como eliminar pulgas e carrapatos do ambiente.

Identificando o inimigo

Carrapatos

Ixodoides são uma superfamília de ácaros, popularmente conhecidas como carrapatos. Eles são ectoparasitas hematófagos (eles se alimentam de sangue) e são vetores de inúmeras doenças infecciosas, incluindo tifo e doença de Lyme. Eles são os maiores ácaros.

Os carrapatos geralmente permanecem agachados entre as ervas daninhas ou arbustos, esperando que um possível hospedeiro segure.

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, eles não o fazem pulando ou voando, mas geralmente aderem à passagem do animal ou pessoa, embora também possam se mover no chão até alcançá-los.

Pulgas

As pulgas são ectoparasitas hematófagos que parasitam animais de sangue quente.

Sem asas, possuem um com um corpo lateralmente achatado, o que lhes permite se mover sem dificuldade entre a pele dos animais que parasitam.

Pulgas adultas têm um aparelho bucal de perfuração e sucção. Eles possuem metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto). A fêmea coloca de 300 a 400 ovos no chão, tapetes, camas, móveis, etc., que em condições favoráveis eclodem em 7 a 14 dias.

Como eliminar pulgas e carrapatos do ambiente?
Fonte: Canva Pro

Mas como eliminar pulgas e carrapatos do ambiente?

Se tivermos uma forte presença desses dois parasitas, o mais aconselhável é o seguinte:

  • Elimine a sombra: pulgas e carrapatos geralmente vivem em lugares úmidos. Para conseguir o extermínio desses parasitas de forma rápida e eficaz, é aconselhável podar árvores e outros arbustos que possam gerar sombra no jardim. Quanto mais o sol der, mais seco será o ambiente e, portanto, pulgas e carrapatos não poderão viver.
  • Deixe os pássaros se aproximarem: entre os alimentos favoritos desses pássaros, há pulgas e carrapatos, para que você possa convidá-los a rondar seu jardim deixando-os comida nas áreas onde os parasitas estão.
  • Cortar o gramado: pulgas e carrapatos ficam em plantas que tenham uma certa elevação, esperando por seu próximo hóspede. É por isso que, se tivermos grama, é aconselhável cortá-la, dessa forma ganharemos duas coisas; por um lado, esses parasitas sairão; por outro, aqueles que permanecerem serão comidos por formigas e aranhas, dois de seus maiores predadores, que geralmente aparecem se o gramado estiver baixo.
  • Limpando camas e quartos: as pulgas têm grande capacidade de pular, então se movem facilmente de um lugar para outro e atingem grandes distâncias. Esses parasitas chegam às camas e seus arredores com muita facilidade. É aconselhável remover todas as roupas da cama e lavá-las com água quente, sabão forte e alvejante, você deve fazer o mesmo com os travesseiros. No quarto, limpe cuidadosamente tudo abaixo e ao redor da cama.
Como eliminar pulgas e carrapatos do ambiente?
Como eliminar pulgas e carrapatos do ambiente?
Fonte: Canva Pro

Aliás, veja agora: Mousse de maracujá com chocolate fitness: faça agora essa receita que rende 10 porções

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here