Os governos estaduais, municipais e federal ainda não estão envolvidos no desenvolvimento de uma rede de recarga para elétricos no Brasil. Afinal, o mercado é apenas um pequeno nicho. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o veículo elétrico mais vendido, JAC iEV40, somou apenas 23 unidades emplacadas, ante 13 do segundo colocado, Jaguar I-Pace.

Mas as montadoras que investem em elétricos, e também em modelos híbridos, estão fazendo sua parte. Há diversas empresas criando e ampliando redes de recarga para motores a eletricidade, na cidade e na estrada.

“Antes da Volvo, o Brasil tinha cerca de 80 eletropostos. Agora, até o meio deste ano teremos 500”, conta o diretor-geral da empresa, João Oliveira. A maioria das estações de recarga fica em locais comerciais.

Há uma em cada unidade da rede de supermercados Pão de Açúcar (de 16A e 220V, ou 3,5 kW). Nessas estações, a bateria dos carros híbridos da Volvo pode ser recarregada em cerca de três horas. A empresa também firmou pareceria com o Google para indicação dos eletropostos da Volvo em seus aplicativos de navegação (Google Maps e Waze).

Na Mercedes, por ora o foco da estratégia de carregamento é privado (a marca fornece Wallbox para clientes do EQC, que chega em agosto). Porém, a montadora já planeja a criação de uma rede de estações de recarga em cidades. “Os pontos estarão em locais como shoppings e alguns restaurantes que são importantes para a estratégia da marca”, diz o gerente senior de vendas da empresa, Dirlei Dias.

A BMW tem 180 estações de recarga em cidades, e ampliará a rede para 250 até o fim do ano. Além disso, vai digitalizar esses Wallbox, para estudar os hábitos do usuário, e criar um aplicativo próprio para consulta sobre eletropostos – hoje, os clientes usam o dispositivo da InCharge.

A marca foi a primeira a investir em um corredor elétrico em estrada no Brasil. Trata-se do corredor da Dutra, com estações de corrente rápida (50 kW) entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nos dois sentidos da rodovia Presidente Dutra. Segundo a montadora, nesses eletropostos recarrega-se 80% da bateria do i3 BEV (puramente elétrico) em 45 minutos.

As três marcas de carros do Grupo Volkswagen que atuam no Brasil (VW, Audi e Porsche) se uniram para criar um corredor elétrico em diversas rodovias do Estado de São Paulo. Até 2023, serão criados 30 eletropostos com estações de 22 kW e 150 kW. Um deles oferecerá uma corrente de 350 kW.

Além disso, a Audi anunciou a instalação de 200 postos em cidades de dez Estados brasileiros. As estações terão 22 kWh, e o projeto deve estar concluído até 2022. Outra montadora que já oferece eletropostos em cidades e estrada é a Porsche. A marca se prepara para lançar no Brasil seu primeiro carro 100% elétrico, o Taycan, mas já tem diversos produtos híbridos na linha.

O uso de todas as estações de recarga instaladas pelas fabricantes é, por enquanto, gratuito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here