Cientistas criam bateria que leva 6 minutos para carregar um carro elétrico

  • A nova bateria de carro elétrico armazena um carregamento de 60% em 6 minutos;

  • A bateria de um Tesla leva cerca de 30 minutos para atingir 80%;

  • A pesquisa foi realizada por uma equipe de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China;

Após distribuir de maneira uniforme as partículas de íons de lítio em uma bateria de carro elétrico, pesquisadores chineses tiveram como resultado um carregamento de até 60% em apenas 6 minutos. A equipe de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Hefei, liderada pelo professor Yao Hongbin, decidiu organizar as partículas em ordem de tamanho e reduzir as lacunas (porosidade) entre elas.

Normalmente as baterias elétricas convencionais têm uma configuração em que as partículas ficam distribuídas de forma aleatória dentro da estrutura, o que resulta em tempos de carregamento mais lentos.

Os cientistas comprovaram a melhoria em testes laboratoriais, que revelaram que a bateria otimizada pode ter até 60% de sua capacidade carregada em 5,6 minutos e 80% em 11,4 minutos. Para se ter uma ideia do avanço alcançado com a descoberta, a bateria de um Tesla leva cerca de 30 minutos para atingir 80% da carga em uma estação Supercharger.

Carro elétrico pode ficar mais barato no Brasil

Um projeto de lei criado pelo senador Irajá (PSD-TO) visa eliminar o imposto de importação sobre esses veículos até 31 de dezembro de 2025. Isso ajudaria diretamente no preço dos carros elétricos no Brasil. Diferentemente da lei anterior, que acabou no final de 2021, não haveria um limite de valor para o carro.

“Como nós não temos ainda uma indústria que seja consolidada na fabricação de insumos, de componentes, de equipamentos que possam montar esses veículos elétricos híbridos. Boa parte desses equipamentos são importados da Ásia e da Europa e seria salutar que nós pudéssemos criar, nos próximos três anos, é isso que propõe o projeto, a isenção do imposto de importação desses equipamentos.

O impacto disso é da ordem de 35% do imposto que é cobrado sobre esses produtos comercializados aqui internamente” disse Irajá, em entrevista ao site oficial do Senado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here