Sono Sion pode ser carregado o suficiente para rodar até 34 quilômetros com apenas um dia de Sol. No Brasil, essa autonomia pode ser ainda maior

O carro elétrico solar Sono Sion deverá chegar ao Brasil em 2022. Ele será fabricado na antiga planta da Saab na Suécia, que planeja produzir 260 mil unidades do veívulo em oito anos. Tecnicamente, o carro elétrico se chama Sono Sion, caracterizando-se como um elétrico a bateria. 

O grande diferencial é que, em um único dia de Sol, ele pode ser carregado o suficiente para rodar até 34 quilômetros usando apenas a energia solar. Caso precise de mais carga, ele pode ser carregado na rede elétrica ou carregadores rápidos como qualquer outro carro elétrico.

Ao trazer o modelo ao mercado brasileiro, onde grande parte do território tem muito Sol e muitas horas de Sol diários sua autonomia seria ainda melhor, uma vez que a autonomia de 34 km diários garantida apenas pelo Sol para o carro elétrico solar foi medida em Munique, no sul da Alemanha. 

À princípio, o preço sugerido é de 25,5 mil euros, incluindo as baterias (apenas 3 mil euros a mais do que um VW UP elétrico, para que se tenha uma referência). No Brasil, esse valor se resume em R$ 150 mil, já incluindo a atual desvalorização da moeda.

Segundo a fabricante, a carroceria é o segredo de funcionamento do carro elétrico solar, composta por 248 painéis solares, como os que as pessoas usam em casa para captar energia do Sol. Os módulos solares são adaptados ao formato do veículo instaladas no capô, nas portas, no teto e em todas as superfícies e ângulos possíveis para captar o máximo de luz solar. A autonomia do Sion é de 250 quilômetros, com a bateria cheia.

Diferente de outros módulos solares, as células são incorporadas ao polímero e não ao vidro. Isso os torna pelo menos 20% mais leves do que partes da carroceria equivalentes feitas de metal.

O projeto, que já tem alguns anos, passou por dificuldades técnicas e problemas com os investidores. Depois disso, a marca decidiu criar um fundo, no qual arrecadou durante uma campanha realizada durante 50 dias entre dezembro e janeiro, de cerca de 50 milhões de euros (R$ 300 milhões). Aproximadamente 75% do valor veio de reservas do carro – 13 mil unidades –, 19% dos investidores antigos e novos, e outros 6% de doações e empréstimos.

“Se atendêssemos as demandas dos investidores nos distanciaríamos cada vez mais de quem realmente somos e o que prometemos à sociedade. A responsabilidade social e a proteção climática teriam caído no esquecimento e tudo o que defendemos”, disse Jona Christians, CEO e cofundador da Sono Motors.

O carro elétrico é vantajoso por ter entre eixos enormes, de 2,77 metros, sobrando um porta-malas de 650 litros (até o teto). A potência do motor elétrico é de 163 cv com 27,7 kgfm (mais do que os 150 cv e 25,5 kgfm do esportivo VW Polo GTS). O Sion ainda é cerca de 25 cm mais comprido, com seus 4,29 metros (quase um Honda HR-V). 

Com suspensões do tipo McPherson, a tração é apenas dianteira, assim como o motor. A aceleração de 0-100 km;h leva menos de 9 segundos, e a máxima é limitada a 140 km/h. O peso em ordem de marcha é de 1.400 quilos.

Financiamento Para Energia Solar BV Simulador Solar - Simulador de Preços de Energia Solar quanto-custa-a-energia-solar

 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here