Um carro elétrico explodiu após sofrer uma pane no momento em que recarregava a sua bateria. O caso ocorreu na cidade de Sanming, no sul da China, e foi registrado por um morador que filmou o momento do acidente.

Foi reportado às autoridades que, após o motorista deixar o veículo na estação de recarga, uma fumaça começou a sair do automóvel.

O dono do carro mediatamente ligou para os bombeiros, que usaram um jato de água para apagar um possível incêndio no local. Minutos depois da tentativa de apagar o foco de incêndio, a tampa do porta-malas explode e o veículo é destruído. As portas foram arremessadas para longe e a estrutura de carregamento elétrica ficou danificada. Felizmente, ninguém se feriu.

Momento da explosão com o veículo elétrico (Foto: Reprodução/YouTube) — Foto: Auto Esporte

O caso serve como exemplo para os cuidados que os bombeiros deverão enfrentar em casos de acidente envolvendo carros elétricos. No caso dos veículos equipados com baterias de íons de lítio, a combinação com água gera um gás inflamável, que pode provocar explosões.

Segundo as normas de segurança, incêndios causados por fontes elétricas não devem ser extintos com água. Em vez disso, deve ser usada uma espuma não condutora diretamente na fonte do incêndio.

Uma investigação deve ser iniciada sobre o que levou o carro a soltar fumaça.O veículo que sofreu o acidente é da marca BAIC, uma empresa estatal chinesa sediada em Pequim.

Veja o vídeo que mostra o momento da explosão:

A segurança no uso das fontes de energia é fundamental para o setor automobilístico. Veja quais foram os projetos mais ambiciosos de uso de energias alternativas clicando aqui.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here