A startup automotiva americana Aptera anunciou um veículo elétrico movido a energia solar e não precisa de recarga especial. A promessa é que o carro na configuração máxima será capaz de viajar até 1.600 km com a bateria totalmente carregada.

Fonte da imagem: The Verge

O veículo de três rodas pode acomodar até dois passageiros com um animal de estimação. Vale ressaltar que a carroceria é feita de materiais compósitos – por isso seu peso, dependendo da configuração, será de 816 a 998 quilos. O teto do veículo elétrico é totalmente coberto por painéis solares, que, segundo o fabricante, podem carregar a bateria por cerca de 70 km por dia. É verdade que há uma nuance desagradável: durante o movimento, a bateria não recarrega.

Na configuração básica, o veículo elétrico é equipado com bateria com capacidade de 25 quilowatts-hora – tem uma reserva de marcha de 400 quilômetros. Potência do motor – 134 hp de. Com ele, o carro será capaz de acelerar a 100 quilômetros por hora em 5,5 segundos.

A família também fornece modelos com baterias de 40 e 60 kWh com reserva de marcha de 640 e 960 quilômetros, respectivamente. E na configuração máxima será instalada uma bateria com capacidade de 100 quilowatts-hora (reserva de marcha de até 1600 quilômetros) e um motor de 201 cv. com tração nas quatro rodas.

O Aptera tem uma forma aerodinâmica complexa com um coeficiente de arrasto de 0,13. Para comparação, o Tesla Model 3 tem um valor de 0,23. O custo do carro começa em $ 25.900 e vai até $ 46.000. No momento da publicação do material, uma pré-encomenda está aberta com um depósito reembolsável de $ 100. As entregas estão previstas para 2021.

Em 2011, a empresa já estava tentando lançar um carro elétrico de três rodas no mercado, mas acabou sendo forçada a pedir concordata após não conseguir obter um empréstimo de US $ 150 milhões. A Aptera anunciou sua busca por investidores em 2019 e agora está de volta com um novo projeto.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here