Uma Lexus SUV customizada pela Apple participa de test drive (Foto: picture alliance via Getty Images)

O misterioso projeto do Apple Car continua em andamento, embora a empresa de Cupertino continue reservada a respeito de notícias sobre seu progresso. Mas novos rumores vieram a público nesta quinta-feira (18), através de fontes anônimas à Bloomberg. Elas apontam que o veículo elétrico e autônomo (que se move sem necessariamente precisar de um motorista na direção) pode chegar em modelos sem volante ou pedais.

Segundo o jornal, o Apple Car estará pronto em alguma altura de 2025, e o que falta em itens básicos de condução, o automóvel compensaria em amplo espaço para passageiros e funcionalidades digitais, realizadas através de um dispositivo similar a um iPad, localizado no painel e que se comunicaria com diversos serviços da empresa.

Um conceito sem volante não é exatamente novidade – a GM, por exemplo, já havia apresentado ideia similar em 2018. Mas quando o assunto é de fato colocar esses carros-robôs na rua, esta é uma realidade ainda distante. Modelos como os Teslas estão no chamado nível 2 de automação: eles são capazes de acelerar, frear e guiar temporariamente sem assistência do motorista. Segundo a régua usada pela indústria automobilística, a extinção dos volantes estaria apenas no nível 5.  

Segundo fontes à Bloomberg, a Apple entraria agora na fase de conclusão dos processadores, que servirão como centro cerebral do veículo. Esses módulos estariam prontos para testes da companhia na Califórnia. Assim como já ocorre com celulares, tablets e Macbooks da marca desde a introdução da infraestutura M1 em 2020, esses chips estariam sendo desenvolvidos internamente, sem a necessidade de contratos com companhias como Intel e AMD. A informação, nno entanto, vai de encontro com outro rumor divulgado ano passado, segundo o qual a empresa taiwanesa TSMC, parceira da Apple desde os chips da série A10, estaria envolvida nesse aspecto do desenvolvimento.

Houve ainda uma potencial mudança no modelo de negócios ao redor do Apple Car: de acordo com o jornal, os planos de criar uma frota autônoma para competir com serviços como Uber e Lyft não foram para frente e, ao invés disso, o automóvel será vendido direto para consumidores.

Ainda que a Apple não tenha confirmado a veracidade das informações, o valor de suas ações respondeu favoravelmente aos novos sinais do projeto, sengundo análise da revista Forbes. Seu preço subiu 2.51%, alcançando pico de US$ 157,34 no fim da tarde desta quinta-feira (18).



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here