Na China, o Tiggo 8 Plus PHEV alia um motor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv e 23,5 kgfm, aliado a outros três elétricos, sendo dois dianteiros (um gerador e um de tração) e um traseiro (de tração), formando um sistema de tração integral. 

A potência e o torque combinados não foram revelados, mas a Chery jura que o novo Tiggo 8 Plus híbrido vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Além disso, de acordo com a ficha do modelo no Salão do Automóvel de Xangai deste ano, ele tem um consumo de 1,25 litros de combustível a cada 100 km, o equivalente a… 80 km/l! E pode chegar a mais. Segundo a fabricante, sob determinadas circunstâncias, o consumo pode ficar acima de 100 km/l.

Não há detalhes sobre se essa autonomia é obtida na cidade (o mais provável) ou na estrada, mas seja onde for o número em si já é o bastante. O grande responsável por isso é o revolucionário sistema de transmissão DHT (Transmissão Híbrida Dedicada, na tradução da sigla em inglês).

SUV com inovador sistema híbrido parece um carro dos sonhos, pois une o consumo supereconômico a um 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Será que vem ao Brasil?

A revolucionária transmissão DHT

Segundo a Chery, o sistema trabalha em até nove modos diferentes, incluindo a transmissão individual ou simultânea de torque para o motor a combustão e os dois motores elétricos, individualmente para cada um deles ou ainda para apenas dois deles, de acordo com a demanda.

Também é capaz de promover a recuperação de energia de um ou dos dois motores elétricos simultaneamente, é capaz de trabalhar com até 11 marchas simuladas e trabalha em regimes de até 52 kgfm de torque.

Leia também: Comprar um Caoa Chery vale a pena? Quem comprou responde

Possui, ainda, uma eficiência máxima de transmissão de 97,6% (ou seja, 97,6% da energia captada junto ao conjunto motriz são entregues efetivamente às rodas, com apenas 2,4% de desperdício), uma eficiência de energia elétrica acima de 90% e uma eficiência do motor térmico acima de 45%. Com tudo isso, pelos cálculos da montadora, a economia total de combustível pode chegar a 95%. 

O DHT será usado em carros híbridos, elétricos e até a hidrogênio da Chery no futuro. Mas, voltando a falar do presente, o Tiggo 8 Plus PHEV estará nas lojas chinesas já em julho deste ano. Sua produção por lá começou na semana passada. 

Esse Tiggo 8 Plus ultraeconômico vem ao Brasil?

A versão a combustão do Tiggo 8 vendida no Brasil tem motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm de torque, o que permite o modelo ir de 0 a 100 km/h em 9 segundos, quase o dobro do tempo levado pelo novo Tiggo 8 Plus PHEV. E o híbrido ainda apresenta um consumo surreal, dos sonhos.

Isso nos traz a pergunta: será que esse híbrido tem espaço no Brasil? Já sabemos que a Caoa Chery vai lançar o Tiggo 8 Plus no segundo semestre deste ano, para conviver com o atual Tiggo 8. Entretanto, até o momento não devemos esperar pelo Tiggo 8 Plus nacional com outra motorização que não seja a mesma 1.6 TGDi a gasolina do atual Tiggo 8.

O que nos anima é que a Caoa Chery promete vender e até produzir no país veículos eletrificados, conforme um anúncio de investimentos de R$ 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis (GO). Portanto, o Tiggo 8 Plus PHEV supereconômico e com desempenho de SUV de luxo esportivo pode, sim, estar no radar. Mas não para agora.

Você também poderá se interessar por:

Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?
Segredo: Caoa Chery Tiggo 8 Plus será Tiggo 8 mais refinado a R$ 200.000
Caoa Chery Tiggo 8 é bem equipado, mas “esquece” alguns itens na China
Caoa Chery Exeed LX: SUV de luxo chinês quer briga com BMW e Mercedes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here