Poucas vezes a expressão “pretinho básico” foi tão metafórica – ou irônica, quem sabe. A BMW acaba de anunciar que está trazendo para o mercado brasileiro a versão Dark Edition de seu modelo 530e M, um híbrido plug-in. Por R$ 425.950,00. 

Leia mais:
+ Computador de bordo que conversa com o motorista? A BMW tem
+ BMW acima de R$ 1 milhão esgota em poucos dias no Brasil
+ Volkswagen anuncia projeto para baratear carros elétricos

O “dark” (escuro, em inglês) do nome se estende a itens de acabamento, como grades na dianteira, faróis, lanternas e rodas, que dão ao carro um jeitão ao mesmo tempo agressivo e “malvado”. O carro é produzido em Dingolfing, Alemanha e os primeiros exemplares devem ser entregues por aqui no início de junho. 

Disponível nas cores Branco Alpino, Preto Carbono, Preto Safira, Cinza Sophisto, Azul Mediterrâneo e Bluestone, o carro pode receber revestimentos internos em Couro Dakota Preto/Preto, Couro Dakota Preto com costura Azul/Preto, Couro Dakota Cognac/Preto ou Couro Dakota Night Blue/Preto. 

Para os interessados mais apressados, a BMW está abrindo a venda antecipada do carro através dos canais digitais de sua rede de concessionários e, também, por meio de seu Instagram oficial, @bmwdobrasil, que encaminhará os clientes para suas lojas. 

Ele tem a força 

O novo modelo conta com dois motores. O primeiro deles, a gasolina, é um 2.0 turbo de 184 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Com o apoio do segundo propulsor, elétrico, instalado entre o motor a combustão e a transmissão (que não usa um conversor de torque e, assim, reduz o peso), o conjunto gera totais 292 cv e 42,8 kgfm.  

Um sistema batizado de XtraBoost, que é ativado pelo modo sport do câmbio, libera mais 40 cv de potência à dupla motriz. Esse reforço dura 10 segundos, no melhor estilo videogame e, na prática, garante acelerações e retomadas ainda mais fortes. 

Para gerenciar a força e transmiti-la às rodas traseiras, há uma caixa automática de oito velocidades Steptronic, que permite também as trocas de marchas por borboletas atrás do volante (paddle-shift) – algo importante para uma condução mais esportiva. 

Em termos de autonomia, usando somente o motor elétrico, o Série 5 híbrido é capaz de percorrer até 56 km pelos parâmetros WLTP (padrão internacional). Com células de íons de lítio, a bateria de alta voltagem fica localizada à frente do eixo traseiro, de forma a equilibrar a distribuição de peso.  

A mesma preocupação com o equilíbrio posiciona o tanque de combustível é instalado sobre o eixo traseiro. O porta-malas oferece 410 litros de espaço sobre um piso totalmente plano. 

Festival semiautônomo 

O pacote de sistemas de condução semiautônoma do 530e impressiona. Lá estão o Driving Assistant Professional, que providencia direção inteligente em engarrafamentos, trânsito lento ou viagens mais longas e o Parking Assistant Plus, robô-manobrista capaz de medir as vagas de câmeras e sensores de estacionar o carro. 

Além disso, o BMW Live Cockpit Professional fornece as informações e monitoramento da condução em duas telas, de 12,3″ 10,25″, e também sobre as interfaces opções para funções como o controle de voz.

Por voz, aliás, o motorista interage com outro recurso bacana, o BMW Intelligent Personal Assistant. Verdadeiro “mordomo residente”, ele é capaz de executar inúmeras funções, explicar como equipamentos funcionam, fazer chamadas de emergência e até fazer reservas, encomendar comida etc. Para ativar, basta dizer “Olá, BMW”. 

Ei, psiu! 

E já que falamos de voz e som, vale mencionar um último – mas não menos importante – recurso. Com o pomposo nome de VSG – Vehicle Sound Generator, ele produz um ruído artificial toda vez em que o carro estiver rodando no modo elétrico em até 30 km/h, para alertar aos pedestres. Providencial.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here