“Quem imaginaria, um ano atrás, que estaríamos falando hoje sobre o lançamento de carros esportivos, como Mustang e Ferrari, elétricos?”, disse, há pouco tempo, um executivo da indústria automobilística. O Mustang elétrico chegará ao mercado brasileiro em 2022. Já a Ferrari apresentou hoje na Europa um modelo híbrido plug-in (que pode ser recarregado em tomada), o terceiro “eletrificado” da marca italiana.

Como disse o executivo da indústria, os amantes dos esportivos não poderiam, anos atrás, sequer imaginar que algum dia modelos que se consagraram pelo ronco de seus motores seriam tão ou até mais desejados mesmo sem fazer nenhum ruído. O silêncio é das características mais marcantes do veículo elétrico.

O modelo apresentado pela Ferrari hoje, o 296 GTB, terceiro híbrido a entrar em produção em série, revela que a marca italiana definitivamente entrou para a era da eletromobilidade. Seu preço na Europa: 269 mil euros (R$ 1,7 milhão). A Ferrari já tem até uma versão de carro conversível elétrico, o SF90 Spider, lançada no ano passado.

Ferrari 296 GTB — Foto: Divulgação/Ferrari

A Ford ainda não anunciou o preço do Mustang Mach E no Brasil. A versão do modelo com motor combustão vendida no país está em torno de R$ 500 mil.

Outra marca famosa pelos seus esportivos, a Porsche, também tem avançado no desenvolvimento de veículos elétricos. O sedã Taycan, lançado pela marca alemã em 2019, tem chamado a atenção dos analistas da imprensa especializada americana por ser “incrivelmente rápido”, como dizem.

Ainda há dúvidas, no entanto, de que todos os apaixonados por Porsches, Ferraris ou Mustangs venham a se encantar pelos elétricos. A indústria acredita que sim.

Além disso, a eletromobilidade é um caminho sem volta e até a barulhenta motocicleta Harley-Davidson se rendeu a ela. A marca americana criou uma divisão especial só para os modelos elétricos.

Desta vez, a empresa que nasceu há 118 anos está de olho nas novas gerações, muito mais preocupadas com a questão ambiental do que em desfilar pelas ruas acelerando para fazer o motor roncar mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here