A transição elétrica, a mudança para transportes e tecnologias menos dependentes de combustíveis fósseis, é um tema frequentemente presente nas discussões atuais. Ainda que seja uma medida necessária para combater as mudanças climáticas e reduzir a poluição, há muito a considerar antes de a implementar em larga escala. Além da questão do lítio, que foi muito debatida até agora, existe outro problema que não foi tratado apropriadamente: a escassez do cobre.

O cobre é um dos componentes essenciais presentes nas baterias e nos painéis solares utilizados em inúmeras tecnologias, incluindo os carros elétricos. Dada a sua importância na indústria tecnológica e da construção, não é difícil imaginar que a procura pelo componente aumentará exponencialmente com a transição elétrica, durante as próximas décadas.

Embora as baterias de íons de lítio sejam conhecidas por conterem grande quantidade de lítio, elas também dependem muito do cobre. Este metal é um dos materiais que ajudam a ligar todos os componentes das baterias, desde os cátodos e ânodos até as placas coletoras de corrente. Assim, sem uma quantidade suficiente de cobre, a produção de baterias de íons de lítio será significativamente afetada.

De acordo com especialistas, a escassez de cobre é uma possibilidade real que já está sendo estudada em profundidade. A McKinsey & Co. concluiu que a oferta de cobre será insuficiente a partir do início da próxima década. Já a Anglo American, multinacional especializada em mineração de cobre, anunciou que, a partir de 2030, haverá um défice entre a oferta e a procura de quase 5 milhões de toneladas por ano.

Os analistas apontam que seria necessário investir mais de 100 bilhões de dólares na construção de novas minas para equilibrar o mercado. Além disso, alguns acreditam que o preço do cobre aumentará consideravelmente, dificultando ainda mais a produção de tecnologias que dependem do componente.

A transição elétrica é, sem dúvidas, um caminho necessário para um futuro mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis. Porém, é importante lembrar que todas as mudanças possuem consequências que precisam ser cuidadosamente avaliadas e tratadas. É necessário investir em soluções para a escassez do cobre, antes que ela se torne um obstáculo ainda maior para a adoção de tecnologias verdes.

Fonte: Isso da transição elétrica é muito bonito, mas há outro problema que estamos a esquecer…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here