O Ford Fusion, que deixou de ser vendido no Brasil em 2020, ganhou destaque recentemente por ter sido renegado pelo presidente Lula. Apesar da frota presidencial contar com 30 modelos Titanium AWD 2.0 EcoBoost, dos quais 12 são blindados, Lula só utiliza um Mitsubishi Outlander. É verdade que durante a posse, o presidente Lula desfilou num Rolls-Royce Silver Wraith.

Ninguém sabe ao certo porquê o presidente eleito rejeitou os Ford Fusion comprados por Bolsonaro. Supõe-se que seja por questão de segurança.

Mas fora do Palácio da Alvorada, o Fusion é uma boa opção de carro híbrido usado. Sabe por que? Porque a bateria não é tão cara quanto a dos concorrentes.

Segundo informações oferecidas pela Ford do Brasil, uma bateria nova do sistema híbrido custa R$10.090,15. Menos da metade do preço dos híbridos da Toyota, por exemplo.

A mão de obra para a troca varia muito, mas é um serviço relativamente barato. Não demora mais do que 20 minutos para substituir a peça.

Vale lembrar que a garantia do sistema híbrido do Ford Fusion é de 8 anos ou 160.000 km. Portanto, grande parte da frota de híbridos ainda está na garantia.

A bateria é composta de íon de lítio de 1,4 kWh. Fica acomodada atrás do banco traseiro. O carregamento é feito através da energia gerada nas frenagens ou durante as desacelerações. Também é carregada pelo próprio motor a combustão.

Apesar do preço da bateria ficar bem abaixo dos concorrentes, o mesmo não se aplica aos demais componentes do veículo. O modelo assusta em chamadas de recall. Foram mais de 10. O problema mais grave são as reclamações pela quebra da transmissão. Também conta negativamente a altura do solo. Muitos proprietários reclamam que o veículo é baixo demais para as ruas e estradas brasileiras.

Nos seus mandatos anteriores como presidente, Lula optou por fazer comodato dos carros da frota presidencial – um tipo de empréstimo que as fábricas oferecem para públicos de interesse, como autoridades ou celebridades.

O Fusion começou a ser vendido no Brasil em 2006. Equipado com motor 2.3, o sedan da Ford foi um sucesso imediato, muito em função do preço competitivo. Já a versão híbrida foi lançada em 2010. Foi um dos pioneiros no Brasil em oferecer tecnologia híbrida. Segundo as estatísticas da Tabela Fipe, um Ford Fusion 2.0 16v Hybrid Titanium (aut) 2018 custa R$143.188.

Ford Fusion Titanium Hybrid

  • Motor: 2.0 de ciclo Atkinson
  • Potência: 145 cv + 88 kW= 190 cv
  • Torque: 35,8 kgfm

*Todo conteúdo publicado neste espaço é de exclusiva responsabilidade dos autores e não necessariamente reflete a visão do portal temmais.com.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here