Ônibus, caminhões, carros, furgões e até um carro-forte movidos a eletricidade percorreram ruas da região central e da zona Oeste para mostrar evolução da eletromobilidade

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

Quem passou pelas regiões do estádio do Pacaembu, na zona Oeste de São Paulo, e da Avenida Paulista, na manhã deste sábado, 25 de setembro de 2021, se deparou com uma carreata silenciosa, mas ao mesmo tempo, que chamou bastante a atenção.

Ônibus, caminhões, carros, furgões e até um carro-forte, todos elétricos, seguiram em filas para mostrar avanços do setor de veículos com tração elétrica no Brasil.

Também neste sábado, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, reafirmou a promessa de que as linhas municipais terão 2,8 mil ônibus elétricos em circulação até o fim de 2024 (veja mais abaixo).

A carreata é promovida anualmente pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que, durante a semana, realizou uma feira em frente ao Pacaembu para apresentar as novidades não somente de veículos, mas equipamentos, carregadores e modelos de negócios, a exemplo da locação de carros e comerciais elétricos para frotas, como mostrou o Diário do Transporte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/24/feira-do-veiculo-eletrico-latino-americano-traz-modelos-com-menores-emissoes-de-olho-na-retomada/

Além dos diferentes modelos de ônibus elétricos, presentes já em variadas frotas em operação, como os coletivos do tipo Dual Bus (um modelo que funciona nos modos híbrido ou elétrico puro), chamou a atenção um carro-forte elétrico, da empresa Protege. Ambos os modelos, tanto o Dual Bus como o carro de transportes de valores, possuem tecnologia nacional da Eletra, empresa situada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A empresa também desfilou com dois caminhões elétricos, um tipo VUC (Veículo Urbano de Carga) e outro de maior porte.

O projeto de Retrofit de caminhões usados para transformá-los em elétricos é de exclusividade da Eletra.

A chinesa BYD, que tem fábrica em Campinas, no interior paulista, apresentou na feira o furgão 100% elétrico BYD eT3. Segundo a fabricante, o modelo tem autonomia para 300 km, com carregamento total da bateria em até duas horas. O veículo tem capacidade para 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros.

FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS:

Ainda neste sábado (25), durante o lançamento da Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2022, que busca incentivar a população a participar de ações voltadas para energias mais limpas e diminuição da poluição, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que o transporte coletivo terá entre 2,6 mil e 2,8 mil ônibus elétricos até 2024, ano em que termina seu mandato.

Essa projeção faz parte do Plano de Metas que inclui ações em todos os setores, inclusive da mobilidade urbana e transportes.

Segundo Nunes, 20% da frota será de ônibus elétricos, avançando desta forma na direção da redução dos gases do efeito estufa e cumprindo parte do que é previsto ao longo dos contratos com as viações.

A projeção da gestão municipal é de até 2030 reduzir em 50% as emissões e na sua totalidade até 2050.

No Plano de Metas, como informado pelo Diário do Transporte, também é prevista a construção de corredor de BRT, novos corredores convencionais e mais faixas para dar maior agilidade ao ônibus e assim atrair também mais usuários ao transporte, o que se reflete em uma diminuição de carros em circulação pelas vias da cidade e, consequentemente, da poluição.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2021/07/01/plano-de-metas-sp-2021-2024-promete-2600-onibus-eletricos-dois-brt-40-km-de-corredores-e-50-km-de-faixas-exclusivas/

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here