De acordo com Adalberto Maluf, diretor da BYD, o município receberá as primeiras 12 unidades em 2021
Segundo o diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf, o primeiro corredor de ônibus elétrico superarticulado, situado em São José dos Campos (SP), será um modelo a ser seguido no campo da melhoria de qualidade nas atividades do transporte público.
Em 2020, a empresa encerrou a fabricação do primeiro chassi dos ônibus, com previsão de entrega das primeiras 12 unidades para 2021. O chassi BYD D11B possui piso baixo, contando com 22 metros de comprimento e baterias de fosfato ferro-lítio (LifePO4).
“Esse projeto é emblemático no mundo todo: o primeiro corredor exclusivo de ônibus super articulado, o veículo leve sobre pneus (VLP) elétrico que operará em São José dos Campos. É uma grande revolução mundial que agora chega aqui ao Brasil”, relatou Maluf.
O diretor afirmou que os veículos elétricos são responsáveis por trazer diversos benefícios, como sua operação mais harmônica, o fato de ser mais silencioso e não emitir poluentes. “Esse modelo tem quatro motores na roda, o que dá uma potência de mais de 800 cavalos, uma autonomia de 250 quilômetros com uma carga noturna de 3 a 4 horas”.
O corredor na cidade do interior paulista foi nomeado de Linha Verde. O fornecimento dos primeiros 12 ônibus articulados totalmente elétricos que irão circular por ele foi anunciado em abril, o qual será realizado pela BYD. Conforme a prefeitura de São José dos Campos, a Linha Verde foi elaborada com o propósito de cumprir as demandas dos conceitos de planejamento urbano mais modernos, estando de acordo com as instruções do Plano Diretor. O trajeto do eixo sustentável terá 75 mil metros e engloba não só um corredor expresso, mas também quatro praças ao longo do caminho.
Em Caxias do Sul (RS), no mês de novembro, a Marcopolo e a BYD encerraram o encarroçamento do primeiro exemplar. Na circunstância, Marcos Jardim, diretor de operações da BYD Brasil, sublinhou os benefícios trazidos por esse tipo de corredor expresso. “Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”.