r. Fabio Coral Fonseca aponta que debate pode gerar impactos positivos no futuro

Um debate que visa definir novos rumos na busca de um futuro sustentável. É dessa forma que o Dr. Fabio Coral Fonseca, tecnologista sênior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO), avalia o evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro – Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade”. O encontro será realizado nesta quarta-feira (6), às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo site motordofuturo.com.br e compartilhamento nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

O físico é um dos palestrantes que integram o ciclo de debates que contará com a participação de pesquisadores, universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota, além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições.

Ele se mostra animado com a oportunidade de aprofundar publicamente o assunto que é tema de suas pesquisas. “Trabalhamos há 20 anos com células a combustível e trabalhamos também há 20 anos tentando utilizar o etanol como combustível desses dispositivos geradores de energia. Temos bastante satisfação em ver esse tema de pesquisa nossa evoluindo e sendo tão evidente agora em que a sociedade moderna começa de fato a agir um pouco mais em relação aos problemas de energia limpa, aos desafios futuros de termos uma economia mais limpa e um futuro mais sustentável”, aponta.

O pesquisador acrescenta que o evento vem para fortalecer o segmento de pesquisas iniciado há duas décadas e que visa atender as exigências de promover uma mobilidade que não afete o meio ambiente. “Em um evento como esse, podemos discutir em alto nível direcionamentos que plantam uma semente e acabam tendo um impacto futuro importante para a cidade, para a nossa sociedade. Da mesma forma que o Brasil investiu há 20 anos para começarmos a aprender a fazer esse tipo de dispositivo, esse tipo de evento é uma continuidade disso. É importante para tentarmos, de fato, chegar e atingir um impacto positivo na sociedade”, completa.

Vale destacar que o Dr. Fabio Coral Fonseca possui um currículo conceituado para fortalecer a troca de informações sobre o assunto proposto no encontro. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1993, ele obteve doutorado pela USP (2001), após estágio sanduíche na Université Lille 1 (França). Foi bolsista FAPESP de pós-doutorado no Forschungszentrum Jülich, Alemanha (2008). Desde 2005 é bolsista de produtividade do CNPq. É tecnologista sênior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio (CECCO) desde 2013. Tem experiência na área de Ciência de Materiais com ênfase em eletrocerâmicas, atuando principalmente na pesquisa e desenvolvimento de materiais para células a combustível. É pesquisador principal e coordena a divisão de pesquisa do Centro de Inovação em Novas Energias (CPE Fapesp-Shell).

Divisão em painéis
O evento desta quarta-feira foi dividido em três painéis, que abordarão assuntos, previsões e propostas relativas ao tema. O Painel 1, marcado para as 9h30, apresenta a proposta “Carro híbrido a etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)”, enquanto o Painel 2, às 10h30, leva o tema “Carro híbrido: Um conceito sustentável – Carro elétrico é mesmo sustentável?” e o Painel 3, às 11h30, tem o assunto “O novo ciclo do etanol: Qual o caminho para o etanol se consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?”.

Os convidados
A mediação do Painel 1 será de Wagner Firmino de Santana (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) e os convidados são Pablo Di Si (presidente e CEO da Volkswagen Região SAM – América do Sul, América Central e Caribe), Dr. Alessandro Pansanato Rizzato (diretor do IPT Open Experience no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT) e Dr. Fabio Coral Fonseca.

O Dr. Rodrigo Fernando Costa Marques (do Instituto de Química da UNESP/Araraquara) fará a mediação do Painel 2, que contará com os palestrantes: Rafael Chang (presidente da Toyota do Brasil), Dr. Pedro Teixeira Lacava (professor associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA e um dos coordenadores do Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia-LCPE) e Wellington Messias Damasceno (diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – SMABC).

Já o Painel 3 terá mediação de Erick Pereira da Silva (presidente da FEM-CUT/SP) e os convidados são o Dr. Eduardo Leão de Sousa (diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – UNICA), a Dra. Laís Forti Thomaz (da Universidade Federal de Goiás-UFG, Faculdade de Ciências Sociais) e Edinho Silva (prefeito de Araraquara, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar).

A organização do encontro será da Prefeitura de Araraquara e a realização, além da própria Prefeitura, conta também com o CEAR, a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) e o Instituto de Química da Unesp Araraquara (CEMPEQC). O evento tem o apoio da EPTV, Cidade On Araraquara, G1, CBN Araraquara, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo, Volkswagen, Toyota, UNICA e Posto Fiel.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here